segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

NOVOS GOVERNOS DE ILHÉUS E ITABUNA MIRAM FORTALECIMENTO REGIONAL

O domingo de Natal, 25, foi dia de trabalho para os prefeitos eleitos de Ilhéus e Itabuna, Mário Alexandre Sousa e Fernando Gomes. O encontro entre os dois aconteceu em Ilhéus. Na pauta a ação conjunta dos principais municípios do Sul da Bahia visando o fortalecimento regional. Entendendo que a população regional espera que Itabuna e Ilhéus cumpram o seu papel de municípios líderes, os futuros gestores elencaram as prioridades para a retomada de um ciclo de desenvolvimento na região, através da consolidação da região metropolitana, ações de apoio à produção rural e obras de infraestrutura que possam atrair novos investimentos, gerando emprego e renda. Com esse foco, pretendem atrair o apoio de outros governos municipais para a causa do Sul da Bahia.


Dentre os projetos, merecerão dedicação especial, o Porto Sul, a Fiol (Ferrovia Oeste-Leste) e a duplicação da BR-415, Rodovia Jorge Amado, trecho Ilhéus-Itabuna, além do novo aeroporto internacional, em Ilhéus. Esses investimentos viabilizarão o escoamento da produção desde o oeste baiano, bem como maior integração e mobilidade indispensáveis entre as principais cidades do sul da Bahia.  Os futuros gestores definiram, ainda, apoiar incondicionalmente a Universidade Federal do Sul da Bahia, que consideram um instrumento da maior importância para o desenvolvimento científico, oferta de mão de obra especializada e formação da massa crítica regional. Da mesma forma faz-se necessário atingirmos um grau de profissionalismo visando a otimização dos resultados que poderemos alcançar através do turismo, tendo em vista os potenciais atrativos que possuímos.

Outras problemáticas que exigem solução conjunta foram debatidas por Mário e Fernando, a exemplo da necessidade de um abrangente plano de tratamento de resíduos sólidos para o sul da Bahia, a recuperação da bacia hidrográfica regional, afetada pela depredação ambiental, ambas pontuadas como de absoluta prioridade. Para os futuros gestores os investimentos nessa área devem contemplar a expansão do saneamento básico por toda a região, visando à recuperação e preservação dos mananciais, garantindo o abastecimento regular de água de qualidade para a população, superando as crises cíclicas que vem ocorrendo.


Mário Alexandre e Fernando Gomes acreditam que esses temas darão unidade ao discurso regional, tendo em vista que restauram o ânimo da sociedade e criam um ambiente favorável à prospecção dos investimentos dos quais o sul da Bahia tanto carece, para inaugurar um ciclo de prosperidade: “Estaremos articulados, com a certeza de que as atenções da população regional estarão voltadas para os gestos e atitudes dos novos governos de Ilhéus e Itabuna, que devem apontar o caminho a ser seguido. Sob esse ponto de vista não haverá omissão de nossa parte, representando os clamores e cumprindo o nosso dever”, afirmaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...