sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

JABES RIBEIRO: Deixo Ilhéus melhor do que encontrei


O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro na manhã de hoje (30), reuniu a imprensa regional quando na oportunidade, agradeceu aos profissionais de comunicação, e fez um balanço positivo de sua gestão. Expôs sobre seus projetos e ações para melhorar o município, como conter despesas, o que foi necessário vetar um projeto do Legislativo de aumento salarial. Para isso não acontecer, inclusive, cortou o valor de 45% do seu próprio salário.


Falou das dificuldades dos recursos para governar Ilhéus e dos bloqueios da Justiça, dizendo que Ilhéus tem a mesma renda desde quando tinha cem mil habitantes, ou seja, de 30 anos atrás, vai entregar a cidade melhor do que encontrou. Entre as ações falou da recuperação do Teatro Municipal, Biblioteca Pública, dentro outras, como: o resgatei das festas populares, entre elas, “o Aleluia Ilhéus”, e o Pólio Chocolateiros, Carnaval, São João, do Réveillon, além de projetos para o novo distrito industrial e portuário.

Dos projetos em andamentos citou: o Saneamento Básico do bairro Pontal, a nova ponte, que está sendo construída e Hospital do Cacau, em parceria junto ao Governo do Estado.  “Encontrei o paciente Ilhéus na UTI. Agora ele sai da UTI e vai para Casa”, disse.

Com quarenta anos de vida público, citando as dificuldades para governar uma cidade com as problemáticas de Ilhéus, disse que depende de muita paciência e perseverança; “se não o bucho pega!”. Finalizando, após a exposição de suas obras mostradas em um telão, disse que não vai sair da politica e que vai ajudar Ilhéus no que for preciso, conforme conversa com o novo prefeito, Mas vai fazer o que gosta articular politica e ter liberdade, mesmo recebendo convite do governador do Estado para ocupar uma pasta. “Saio de cabeça erguida”, finalizou, novamente, agradecendo a ajuda da imprensa e da presença de todos, quando foi oferecido um “café da manhã”.

Ausência de Profissionais

Devido a um acidente, sem vitimas fatais, entre um caminhão e um automóvel nas imediações da Vila Cachoeira/Ilhéus, onde os veículos capotaram na pista, formando um grande congestionamento entre Ilhéus e Itabuna, no horário da coletiva, muitos profissionais deixaram de comparecer ao evento. 

Tudo isso porque já está virando brincadeira a duplicação da Ilhéus/Itabuna. Neste momento de Itabuna para Ilhéus você leva cerca de duas horas, principalmente, nos períodos de festas.   
Prefeito de Ilhéus veta aumento salarial  para cargos do Poder Executivo em 2017

DA - Secretaria de Comunicação Social


O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, confirmou nesta sexta-feira, dia 30, o veto ao reajuste salarial dos agentes políticos que passaria a valer em 2017, durante o último encontro com a imprensa neste mandato, que se encerra no próximo domingo. O reajuste, constante no projeto de lei número 049/2016, que chagava a 27 por cento, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e elevaria os vencimentos do prefeito, vice e secretários municipais.

De acordo com Ribeiro, a decisão do veto foi tomada após conversa com o prefeito eleito, Mário Alexandre Sousa, na tarde de quinta-feira, dia 29. Caso não houvesse veto, os vencimentos dos secretários municipais, por exemplo, passariam dos atuais R$ 10.024,00 para 12 mil e 800 reais.

A decisão do prefeito considerou vários aspectos, entre eles, a falta de interesse público, “diante do cenário econômico em que vive a administração”. Além disso, Ribeiro lembrou que o reajuste salarial desses agentes acarretaria no aumento do gasto com pessoal que, “apesar dos esforços para reduzi-lo nos últimos anos, tendo caído de 73% para 57% desde 2013, ainda não atingiu o patamar aceitável pelo Tribunal de Contas”.

Jabes Ribeiro comentou ainda que ao longo dos quatros anos da atual administração não teve condições de autorizar nenhum reajuste salarial para o servidores, de modo geral, e que essa decisão, agora, seria incompreensível. Por outro lado, disse que a medida foi acatada de forma compreensiva por parte do prefeito eleito Mário Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...