sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Ceplac realiza II Encontro de Produtores e Técnicos sobre a Cadeia Produtiva do Cacau

O Mapa/Ceplac realiza no próximo dia 18 de outubro, em sua sede regional, no auditório Hélio Reis, do Centro de Pesquisas da Ceplac, o II Encontro de produtores e técnicos sobre a cadeia produtiva do cacau, com o objetivo de divulgar informações geradas pelo órgão sobre a tecnologia do cacau, a fim de aumentar a produtividade das lavouras e a competitividade da cadeia produtiva.

O coordenador de Pesquisas do Mapa/Ceplac, José Marques Pereira, explicou que o evento é uma oportunidade para apresentação de resultados de interesse para a inovação tecnológica da cacauicultura, abordando avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas pela Ceplac nas diversas áreas do conhecimento.


O encontro tem como público alvo os produtores rurais, técnicos ligados à cadeia produtiva do cacau, secretários municipais de agricultura e presidentes de sindicatos rurais e está com seu início previsto às 08h30 com a palestra sobre “Gestão e reestruturação da Ceplac”, que será proferida pelo Diretor do Mapa/Ceplac Sérgio Murilo Correia Menezes. A programação tem sequencia durante todo o dia com diversas palestras técnicas.
Confira a programação completa do evento:

 

CEPLAC capacita equipe de mapeamento 
 
Durante os últimos dias 6 e 7 de outubro, a CEPLAC reuniu no Centro de Treinamento da sua sede regional, 23 servidores com objetivo de capacitá-los para desenvolver ações visando à atualização do mapeamento das áreas cultivadas de cacau no Estado da Bahia, consideradas de fundamental importância para o sistema de informação agrícola nacional e especificamente para a cadeia produtiva do cacau.


As ações consistem em: analisar a seleção de áreas homogêneas e pontos amostrais nos municípios produtores de cacau do Estado da Bahia; avaliar e corrigir possíveis inconsistências identificadas na 1ª etapa do mapeamento das áreas com o cultivo do cacau na Bahia por município; validar o mapeamento das áreas e iniciar a caracterização das áreas por município (áreas de cacau tecnicamente formadas, áreas de cacau cabruca e áreas com consórcios).


O técnico em agrimensura da CEPLAC, Jaime Araújo Santos, que ministrou o treinamento, informou que o grupo é formado por extensionistas e outros servidores que já desenvolvem atividades na área de mapeamento e coleta de informações georreferenciadas.


Ele acrescentou ainda, que as atividades serão desenvolvidas com o uso de softwares de forma integrada visando produzir o mapeamento e que algumas dessas ferramentas já são conhecidas e utilizadas pelos extensionistas e pesquisadores participantes.


“Entendemos que hoje a tecnologia disponível é o GPS (Sistema Global de Posicionamento) e a usaremos conjuntamente com os softwares e outras ferramentas que contribuirão para a execução do trabalho. O nivelamento do conhecimento possibilitará o uso de uma metodologia a ser aplicada de forma específica nesse trabalho”, concluiu Jaime Araújo.


Um dos participantes do treinamento, Evaldo  Costa Batista, Agente de Atividade Agropecuária que desenvolve trabalhos na área ambiental, ressaltou a importância do curso. “Capacitação valiosa para levantamento de dados estatísticos e fundamental para qualificação do nosso trabalho junto a comunidade produtora”.

 

O Agente de Atividade Agropecuária do escritório Regional  da CEPLAC em Ipiaú, Antonio Lisboa do Amaral, também ressaltou os ganhos com o treinamento. “Esse curso nos possibilita, dentre outras coisas, melhorar nossos conhecimentos sobre as  ferramentas necessárias para o sistema de previsão de safra que nós estamos trabalhando nas  unidades locais. Modernizando nossas atividades podemos beneficiar os produtores que são assistidos por nós”.

Superintendência do Mapa/Ceplac para BA e ES
Da Assessoria de Comunicação da Ceplac
Por: José Carlos Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...