terça-feira, 31 de maio de 2016

Pacientes com Glaucoma enfatizam a importância de um diagnóstico precoce

Uma visita regular ao oftalmologista garantiu um diagnóstico precoce e o controle do Glaucoma da dona de casa Maria Eliete Farias Santos, de 57 anos, e do aposentado Elicier Dantas, de 86 anos. Ambos fazem parte do grupo de 1.400 pacientes acompanhados mensalmente no DayHORC- Hospital de Olhos Ruy Cunha pelo Programa Glaucoma.

O atendimento é oferecido através de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Saúde e prestadores de serviços credenciados na rede Sistema Único de Saúde (SUS) que garante o acompanhamento ambulatorial e a dispensação de colírios gratuitos. Em Itabuna, o DayHorc – Hospital de Olhos Ruy Cunha – é uma das clínicas referenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e tratamento do Glaucoma.
Diagnosticada com a principal doença causadora de cegueira irreversível do mundo, esta semana a portadora de necessidades especiais, a dona de casa Maria Eliete passava por mais uma consulta de  acompanhamento oftalmológico, na companhia da irmã Lúcia Farias Santos. "Graças a Deus a pressão ocular dela está controlada ", comenta aliviada a irmã da paciente que apesar de não apresentar nenhum sintoma da doença, faz parte do grupo de risco, já que na família possui familiares com o diagnóstico do Glaucoma. 
"Ela não sentia nenhum incomodo na visão, mas como na família temos o histórico familiar da doença, resolvemos trazê-la para uma consulta de rotina ao oftalmologista, nisso ela foi diagnosticada com a pressão ocular bastante elevada. O oftalmologista solicitou diversos exames, todos realizados aqui mesmo no DayHORC, e foi confirmado o Glaucoma. Graças a um diagnóstico precoce o Glaucoma dela está estabilizado com o uso de colírios adequados".
O diagnóstico precoce também controlou o Glaucoma do aposentado Elicier Dantas, de 86 anos, que diferente da dona de casa já percebia uma leve alteração na visão. “ Ele começou a se queixar de alterações na visão, ele dizia que estava vendo tudo muito embaçado. Já ia agendar uma consulta ao oftalmologista quando fiquei sabendo do mutirão do Glaucoma em 2014, e sabendo da agilidade do atendimento eu o trouxe. Aqui ele foi bem atendido e diagnosticado com a pressão ocular alterada. Ele já fez a cirurgia e há dois anos meu pai é acompanhado pelo programa, inclusive recebe gratuitamente o colírio para o tratamento”, contou Clívia da Silva Santos que esta semana agendava mais um retorno trimestral para o pai”.
O diagnóstico tardio e a falta de informação sobre o glaucoma ainda são os principais desafios do Brasil para conter o avanço da cegueira causada pela doença. “ Por ano, são registrados 2,4 milhões de novos casos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estima que um milhão de brasileiros e brasileiras sofrem com o problema e 70% deles sequer sabem que têm a doença. O aumento da expectativa de vida da população é um fator que contribui para o aumento do número de casos, desempenhando um papel importante na sua prevalência e incidência. Muito tem sido feito, mas a despeito de todos os esforços empreendidos, o glaucoma continua cegando milhões de pacientes em todo mundo. Portanto, muito há que se fazer”, alerta oftalmologista Rogério Vidal.
O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e deve ser diagnosticado e tratado com precocidade a fim de se evitar a perda irreversível da visão. Entre os grupos de risco para a doença estão pessoas acima de 40 anos; com histórico de Glaucoma confirmado na família; diabéticos e míopes com grau alto; pessoas com pressão intraocular elevada; ou pessoas com traumas oculares relevantes.

Para este público-alvo, classificado entre os grupos de risco, o DayHORC promove no sábado (4) o GlaucomaDay. "Além de estar entre os grupos de risco, é imprescindível que o paciente que deseje atendimento chegue à Unidade do DayHorc entre às 8 e 14 horas, além de estar de posse dos seguintes documentos de identificação: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência", finalizou o médico oftalmologista Rogério Vidal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...