quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

AACEP promove Momento Cultural para lançamento da obra “CEPLAC - 50 anos em 50 escritos” amanhâ


A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Ceplac – AACEP realizará nesta quinta-feira, 17, às 9h, um Momento Cultural para marcar o lançamento do Livro “CEPLAC – 50 anos em 50 escritos”, de autoria do escritor e engenheiro agrônomo, Jorge Raymundo Castro Vieira, que estará presente para autografar a obra.


Filho de família tradicional de cacauicultores, Jorge Vieira nasceu em 28 de fevereiro de 1931, no município de Ilhéus, e graduou-se em Agronomia pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), atualmente Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde mais tarde se tornaria professor e Diretor do seu Centro de Ensino de Extensão – CEE, e Membro do Conselho Universitário.

Entre 1966 e 1967, obteve o grau de Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas – IICA, em Turrialba na Costa Rica.

Na Ceplac, participou ativamente do seu desenvolvimento institucional ocupando vários cargos, dentre eles o de Diretor do Departamento de Extensão, no período de 1963/68, quando trabalhou ativamente na sua organização e contribuiu intensamente na criação da Fundação Universitária de Santa Cruz e da UESC.
Na condição de membro das delegações brasileiras, ele participou no Brasil e países da Europa, África e América, de inúmeras conferências sobre o Acordo Internacional do Cacau e da Aliança dos Países Produtores de Cacau.

No campo literário, Jorge Vieira publicou vários trabalhos técnicos e dois livros sobre a Ceplac e a Universidade. “Predomina em mim o idealismo e a vontade de comunicar, de estimular, de discutir coisas boas, de provocar as pessoas visando modificar esse quadro econômico, social e político de uma região muito importante e bonita e de muito futuro ainda”, assim ele definiu os seus anseios de escritor.

O presidente da AACEP, Aristóteles Bispo, ressaltou o apoio da entidade ao associado ilustre e segundo ele, “Além do ganho cultural, será uma grande oportunidade para reunir antigos colegas ceplaqueanos que admiram o trabalho de Jorge Vieira, além de produtores e personalidades da cultura regional”.   

Por: José Carlos Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...