sexta-feira, 6 de novembro de 2015

São Desidério recebe do Ministério da Saúde Unidade Móvel Odontológica – UOM

Por meio do Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, o município de São Desidério foi contemplado com uma Unidade Móvel Odontológica (UOM). A unidade tem como finalidade ofertar serviços odontológicos para as localidades que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, além de dar apoio para o desenvolvimento das ações e das atividades dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família do município. O consultório móvel é composto de compressor para uso odontológico com sistema de filtragem, cadeira odontológica, aparelho de raio-X,  geladeira, conjunto de peças de mão, refletor odontológico, ar-condicionado, autoclave, equipamentos periféricos para procedimentos restauradores, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenamento dos materiais e acoplado ao veículo existe uma carroceria para carregar um gerador para fornecimento de energia.


De acordo com o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Marcelo Cartaxo, a aquisição do veículo reforça e amplia a oferta de serviços de saúde bucal. "Tanto a equipe do CEO quanto da Atenção Básica está constantemente antenada aos programas e benefícios do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, disponíveis para os municípios, tanto que já fomos contemplados com outros equipamentos, e agora com esta unidade, que tem a capacidade de ofertar os procedimentos restauradores e preventivos, e não somente mutiladores (extração) como a que possuímos atualmente. Estamos organizando o cronograma de visitas à zona rural, para que brevemente possamos estar oferecendo os serviços de saúde bucal nas comunidades rurais", esclareceu.

Ainda segundo Cartaxo, o fato de o município atender as metas projetadas pelo Governo Federal e cumprir a data dos programas facilita a aquisição dos equipamentos. "Procuramos realizar as campanhas em dias e lançar os resultados na data exigida, e assim conseguimos muitos benefícios, a exemplo das seis cadeiras odontológicas, seis kits de canetas de rotação, além do programa de próteses dentárias que disponibiliza 100 próteses por mês, sem custos para o município, apenas a mão de obra", completou.

O prefeito, Demir Barbosa frisou que a unidade móvel tem a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional. “Estamos muito contentes com a aquisição do consultório móvel. Sem dúvida, o veículo dará suporte aos atendimentos já ofertados pelo Centro de Especialidades Odontológicas do município e os PSF’s da zona rural e sede, possibilitando que um maior número de são-desiderianos tenham acesso aos serviços de saúde bucal”, pontuou o gestor.

Para o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa, a UOM foi recebida com muita satisfação. “Ficamos felizes pelo fato do município de São Desidério ter sido contemplado com esta unidade. A população mais carente e que mora nas localidades mais distantes será a mais beneficiada, pois nesta UOM os procedimentos são feitos como se faz num consultório odontológico”, ressaltou.
 Por -  Adinete Batista-Foto: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...