quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Casa de Cultura Jorge Amado está aberta para visitação todos os dias, em Ilhéus

 Ilheenses e estudantes podem visitar o espaço gratuitamente e conhecer mais sobre a vida e obra do escritor
A Casa de Cultura Jorge Amado, localizada na Rua Jorge Amado, no Centro da cidade, é um dos pontos culturais mais visitados de Ilhéus. O museu integra o Circuito de Memória, iniciativa da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, e é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult. No prédio, onde o escritor que lhe empresta o nome viveu parte da infância, é possível conhecer mais sobre a vida e obra do romancista.
É possível visitar a Casa de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábado das 9h às 13h. Aos turistas, é cobrada uma taxa de R$ 5, já os ilheenses, desde que comprovem com algum documento, e alunos da rede pública de ensino estão isentos da taxa. No caso dos estudantes, no entanto, é necessário o agendamento prévio com o coordenador do espaço, Felipe Castro, pelo telefone (73) 3231-7531.

Durante o passeio pela casa, os visitantes são guiados e conhecem aspectos da vida e obra do escritor. Hoje, a Casa mantém em exposição roupas, fotos, histórico dos pais e da infância, além de vídeos sobre o escritor, como o filme sobre os 50 anos do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, comemorado em 2008. Há ainda uma exposição com orixás em cerâmica, produzidas pelo ceramista itabunense, Osmundo Teixeira.
O Secretário de Cultura do Município, Paulo Atto, destaca que a Casa de Cultura Jorge Amado oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer as experiências vivenciadas pelo escritor desde a sua infância até a vida adulta. Ele explica ainda que “a Casa foi onde teve início a vida literária de Jorge Amado, logo considera de suma importância preservá-la como patrimônio histórico e cultural da cidade”.
História - A casa, onde Jorge Amado passou parte da infância e adolescência, foi construída em estilo neoclássico no fim da década de 1920 por seu pai, João Amado Faria. O palacete ocupa uma área de 600 metros quadrados, com piso de jacarandá e azulejos ingleses na varanda. A Casa de Cultura Jorge Amado foi fundada no dia 27 de Junho de 1997, após ser restaurada, durante a segunda gestão do prefeito Jabes Ribeiro.
Da Comunicação Social –Ilhéus – 06.08.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...