quinta-feira, 25 de junho de 2015

São João em Canavieiras é comemorado com espetáculo de ballet, quadrilhas e arraiás



Dando sequência aos festejos de Santo Antônio, que acontecerem na sede e no interior do município, tiveram início nesta sexta-feira (19) as homenagens a São João em Canavieiras. Saindo do tradicional formato do balé, a Plie Escola de Ballet apresentou o espetáculo “Quadrilé”, às 19 horas, na quadra de esportes da Praça da Bandeira. A coreografia do balé junino e a simpatia das dançarinas conquistaram o público que assistiu ao espetáculo, com duração de 50 minutos ininterruptos e um repertório de conhecidas músicas de quadrilha.
As 70 bailarinas – incluindo alunas do projeto Allegro, uma parceria entre a Secretaria da Educação de Canavieiras e a Escola de ballet - estavam caracterizadas de caipiras, como numa quadrilha tradicional. Usando laços coloridos e roupas típicas para dançar quadrilha, a única diferença estava nos pés: Em vez sandálias, ela calçavam sapatilhas, inclusive algumas de ponta, no caso das mais experientes.



Segundo a professora e diretora da Plié, Tatiana Oliveira, o “Quadrilé” foi uma prévia do tradicional espetáculo de final de ano, que acontecerá no dia 21 de novembro. “Uma série de ações durante o decorrer do ano são realizadas no sentido de arrecadar fundos para a apresentação. Fizemos o Festival de Tortas nesse sentido, e o dinheiro arrecadado (mil e duzentos reais) será destinado à compra de figurinos para que as alunas carentes também possam participar”.

Arraiá do Naldão - E um grande exemplo de evento que sempre anima os festejos juninos de Canavieiras é o “Arraiá do Naldão, na Praça Maçônica, que este ano festejou sua sétima edição. O “Arraiá” foi promovido no período de 19 a 21 de junho, com as atrações Carlos Aguiar, Daniel e Francisco e Nádia da Paraíba (sexta-feira, 19); Maria Bretheira e Zabumbahia (sábado, 20) e Marcos Moreno, Risco de Amar e Forró da Lua (domingo, 21), além de apresentação das quadrilhas Tradição e Sakaninhas, todos os dias.

Quadrilhas – Com o tema  “30 anos de Axé – Travaxé”, a Quadrilha Travação se apresentou, como de costume, nas noites dos dias 23 e 24 de junho, puxada por um trio elétrico que saiu da Praça Maçônica em direção à lanchonete Mc Vita. O diferencial, este ano, foi um pout-porri com músicas de axé em meio ao tradicional repertório de canções juninas.

A organizadora da Quadrilha Travação, a artista musical e educadora Duda Ribeiro explica que a quadrilha é aberta ao público e para participar basta cada uma levar um quilo de alimento. A noite oficial foi na terça-feira (23), com a apresentação convencional e, no dia seguinte (24), a “noite das mocreias”, com homens vestidos de mulher e mulheres com visual masculino. Durante todo o percurso foram distribuídos água mineral e refrigerante.
Outra quadrilha de Canavieiras é a “Sacaninha”, que no seu quarto ano de existência, se apresenta em diversos locais no centro e nos bairros, além dos arraiás do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), entre outras participações. A quadrilha é formada por moradores dos arredores da Praça da Capelinha, e só finaliza suas apresentações no dia 29 de junho, quando se comemora o São Pedro.

O bairro da Atalaia esteve movimentado durante todo o mês, em função dos festejos de Santo Antônio, com barracas de comidas e bebidas típicas instaladas na praça, enfeitada com bandeirolas e outros motivos juninos. As atrações musicais que se apresentaram no local foram o cantor Bola, Risco de Amar, Ariedson e Forró Xonado.

Nas diversas ruas da cidade e nas comunidades do interior a população também comemora os festejos juninos de forma bem tradicional. Em todos esses locais são queimadas as tradicionais “fogueiras” e distribuídas comidas típicas do São João, bebidas como licor de jenipapo, dentre outros. Na terça-feira (23), os festejos aconteceram na Rua João Panan, bairro Tancredão, com apresentação de quadrilhas e as atrações musicais Gero Lima e Neto.

Da assessoria de comunicação
Por Walmir Rosário - (25-06-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...