sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Prefeito destaca os avanços na área da educação em Canavieiras


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, considera que a Rede Municipal da Educação foi um dos setores do município que mais apresentaram resultados positivos. Para ele, esse avanço condiz com os investimentos feitos no setor e representa o resgate da área de conhecimento, que se encontrava relegada ao abandono durante 12 anos.
O prefeito destaca que os avanços positivos podem ser vistos a partir dos resultados conseguidos na aferição realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Ensino Brasileiro (Ideb), no qual quatro colégios alcançaram média superior à média nacional. Para Almir Melo, o feito conseguido pelas escolas municipais Lions Clube, Professora Isbela Freire Pimentel, Comunitária São Boaventura e Antônio Carlos Magalhães estão sendo seguidos pelas demais.

Almir Melo frisa que o reconhecimento desse trabalho, mais do envaidecer, se torna um estímulo para o aprimoramento da qualidade do ensino. “Por isso, temos proprocionado a constante capacitação dos professores, além de oferecer aos alunos mais conforto, confiança e esperança para um futuro brilhante”, diz o prefeito.
Segundo a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, atualmente, o ano letivo tem início com uma Jornada Pedagógica, na qual são debatidos o processo pedagógico com especialistas e palestrantes de reconhecimento internacional. “Após esses eventos, os professores se reúnem nas escolas para formatar todo o a trabalho a ser desenvolvido durante o ano”, informa Emília.
Explica a secretária, que o processo de ensino-aprendizado ganhou mais estímulo com a realização de diversas ações, inclusive com a parceria firmada com várias instituições. Ela destaca alguns eventos, a exemplo dos Seminários de Educação no Campo; do Pacto; Educação Inclusiva; Projeto Bola da Vez; Projeto Comemortivo do Centenário de Dorival Caymmi; Mais Educação; Progestão; Ginástica Rítmica  Ballet Clásico e os Projetos Gicas e Allegro.
Outro feito considerado importante foi a transformação do Colégio Antônio Carlos Magalhães em escola exclusiva de educação infantil, para atender a crianças dos três aos cinco anos de idade. “Todo o trabalho pedagógico é cuidadosamente elaborado com o propósito de desenvolver uma educação de qualidade, com vários projetos de interação e aprendizagem, com a finalidade de tornar a educação das crianças mais lúdicas e agradáveis”, destaca a professora Emília.
A educação de crianças também ganhou mais vagas com a ampliação da Creche Vovó Cabocla, que passa a oferecer 200 vagas (antes eram 80), num ambiente especialmente construído para atender todas as necessidades do alunos. Outra importante ação foi a desapropriação de uma área de 3.255 metros quadrados, onde está sendo construída a Creche São Boaventura, que atenderá as crianças dos bairros São Boaventura, Cidade Nova, João Fon-fon, Ilha do Gado, São Sebastião, dentro outros circunvizinhos.
Para atender as necessidade da educação, o prefeito Almir Melo tem dado ênfase nos investimentos que, por dois anos seguidos, têm ultrapassado o índice estipulado na legislação. “Hoje, todo o interior do Município tem uma educação de qualidade, inclusive com a implantação do Ensino Fundamental II, evitando que alunos passem grande parte do dia em cansantivas viagens para estudar no centro da cidade e fiquem desestimulados”, conclui o prefeito.

Por - Walmir Rosário - (20-02-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...