sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Réveillon da Reconstrução de Canavieiras atrai milhares de turistas a Canavieiras

 Milhares de nativos e turistas compareceram à Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, na noite da última quarta-feira (31), para a festa da virada de 2014/2015. O Réveillon promovido pela Prefeitura de Canavieiras foi animado pelas bandas Pra te Querer, seguida por Selva Branca e encerrou com um show de Tsunami, às 5 horas da manhã. À meia-noite foi realizada a queima de fogos de 15 minutos. A festa contou com a participação de uma grande multidão, que escolheu a praia “esperar o novo ano” e se confraternizar.


O prefeito Almir Melo disse estar bastante gratificado pela resposta dada por moradores e turistas às festas realizadas em Canavieiras, o que é uma demonstração de ser o turismo é uma das atividades econômicas priorizadas pelo governo. “Temos a consciência da nossa responsabilidade para com a cidade e a população e turistas prestigiam todas as nossas ações”, ressalta o prefeito."Toda a infraestrutura para os festejos da virada do ano já estão assegurados pela Prefeitura, que realizou pregão presencial para a contratação dos serviços", acrescentou o prefeito.

Mesmo com a cidade superlotada, todos os serviços públicos e privados funcionaram sem interrupções, o que demonstra o nível da estrutura adotada pelo poder público e iniciativa privada. Os comerciantes comemoram o saldo positivo com o alto índice de ocupação de leitos e a grande frequência nos bares, restaurantes e outros ramos de comércio.

As da virada do ano, outra grande festa promete alegrou moradores e turistas: O Pré-Réveillon promovido pela iniciativa privada no Sítio Histórico de Canavieiras. A Festa Top Canavieiras será realizada no dia 27 de dezembro, às 22 horas, com a animação de Alisinho, Gero Lima e Banda, Maria Bretheira e a participação especial de Som de Milionário.



Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro
são festejados 


A primeira das tradicionais festas religiosas de Canavieiras foi realizada nesta quinta-feira (1º) pela Paróquia de São Boaventura, com as procissões em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro, padroeiros dos pescadores. O evento tem o apoio da Colônia Z 20 e da Prefeitura de Canavieiras.

A festa religiosa é a primeira do calendário de eventos da cidade e tem início na Igreja da Sagrada Família (Capelinha). A procissão sai com os dois andores – Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro – até o Cais da rua da Prata, quando a imagem do Bom Jesus é colocado num barco e segue numa procissão fluvial/marítima. Enquanto isso, a procissão cm a imagem de São Pedro segue pelas ruas da cidade em direção ao Cais do Porto, no Sítio Histórico.

No porto, os dois cortejos – Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro – se encontram e voltam num mesmo cortejo pelas ruas da cidade para a Igreja da Sagrada Família (Capelinha), onde é celebrada uma Missa Solene pelo pároco Euvaldo Santana. A procissão é festejada com músicas sacras e fogos e companhadas por nativos e turistas.

Outra grande festa realizada na “Capelinha” é a em homenagem a São Sebastião, em 20 de janeiro. Antes, no dia 11 de janeiro é cortado um mastro e levado à Capelinha por um grande cortejo, formado por moradores e turistas. Diz a tradição, que a casca da madeira do mastro “serve como remédio”, através de chás, ou mesmo tocar na madeira atende aos pedidos feitos ao santo.


Da assessoria (02-01-15)

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...