quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Banco de Sangue de Itabuna em alerta

Com as férias de Verão e o habitual afastamento de doadores de sangue nos meses de janeiro e fevereiro, o Banco de Sangue de Itabuna emitiu um alerta para a sociedade: já está trabalhando com o chamado estoque de segurança em níveis críticos. Ocorre que, durante o mês de dezembro, quando a captação de sangue precisava ser intensificada, foram arrecadadas 300 bolsas de sangue a menos que o esperado. A previsão para o último mês de 2014 era coletar 1.100 bolsas, no entanto, não ultrapassamos 800 bolsas coletadas.

“Como tradicionalmente fazemos, desde novembro intensificamos as convocações de doadores, a captação de novos doadores, trabalhamos com campanhas e parcerias com empresas e instituições, no entanto, ainda assim, foi registrado um déficit sobre a meta estabelecida”, lamentou o coordenador de captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro. O cenário ainda é agravado pela característica do próprio sangue, altamente perecível, principalmente em relação a alguns de seus componentes, não pode ser estocado por longos períodos de tempo.
 Pré-requisitos para doação
Para ser um candidato à doação de sangue é necessário ter idade superior a 18 anos e inferior a 65 anos, além de peso corporal superior a 65 quilos, não estar em jejum, nem ter ingerido alimentação gordurosa há menos de quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento oficial com foto e ser avaliado em uma rápida entrevista, quando são questionadas informações que autorizam a doação ou até podem indicar inaptidão permanente ou temporária para o procedimento.
Em Itabuna, a doação de sangue é realizada no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho. O atendimento aos doadores é de segunda a sexta-feira, entre às 7 e 17 horas, além do sábado, que funciona entre 7 e 13 horas. Mais informações pelo telefone: 3214-9126.
Da assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...