quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Prefeitos Sulbaianos apoiam a reeleição de Quitéria para a presidência da UPB

Durante um encontro realizado nesta quarta-feira, 7, na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador, prefeitos do Território Litoral Sul prestaram apoio a candidatura da prefeita de Cardeal da Silva a presidência da entidade, Maria Quitéria. Candidata à reeleição, a gestora se reuniu com mais de 40 lideranças regionais, entre prefeitos e presidentes de consórcios públicos e associações municipalistas do interior, para definir os nomes da chapa encabeçada por ela.

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, Lenildo Santana, destacou que a reeleição de Quitéria será muito importante para o municipalismo brasileiro, especialmente para o Estado da Bahia, porque fortalece a discussão do movimento. “Nós temos tido bons resultados na condução de Quitéria a frente da UPB e esperamos vencer essa eleição para consolidar esse movimento e garantir que a gente continue avançando nas discussões, junto ao Governo Federal e Estadual”, declarou.
De acordo com Quitéria, a articulação para compor a chapa buscou aglutinar lideranças regionais. “Penso em um novo formato para essa diretoria, acredito que a composição de um colegiado com representantes de todas as regiões do Estado seja o caminho mais representativo. Por isso, quero fazer dos consórcios e associações regionais uma extensão da UPB, para uma atuação mais presente e representativa de Norte a Sul do estado”, afirmou.
As inscrições das chapas se encerraram às 17 horas desta quarta-feira (7), cada chapa é composta por 17 nomes, sendo sete da diretoria executiva e 10 do conselho fiscal. Além disso, é exigida a assinatura de apoio de 10% dos associados de forma exclusiva. O pleito que elegerá a nova diretoria ocorrerá no dia 14 de janeiro durante assembleia geral no auditório da entidade.

Amurc e UPB montam Agenda de Trabalho com a SESAB

 Durante uma reunião entre a Amurc, UPB, prefeitos, secretários municipais e representantes do Governo do Estado, nesta quarta-feira, 7, foi montada uma Agenda de Trabalho mensal para discutir e apresentar soluções para as políticas de saúde regional. Dentre as ações imediatas, a Secretaria de Saúde do Estado estará fazendo um levantamento dos recursos destinados a saúde em Itabuna, visando sanar os débitos imediatos com os prestadores de serviço no município.
A Agenda de Trabalho montada pela Amurc e UPB com o Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas e sua equipe, acontecerá toda a primeira segunda-feira do mês, com a presença dos representantes das instituições (prefeitos e secretários municipais). A ideia é de desenvolver um diálogo contínuo sobre as problemáticas da saúde, que serão apresentadas propostas e soluções para o setor.
Sobre o déficit financeiro da saúde em Itabuna, apresentado pelo prefeito do município, Claudevane Leite, foi aberto um diálogo entre os representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna e a Secretário de Saúde do Estado para buscar em tempo de urgência o pagamento dos valores não repassados, bem como a imediata recuperação do teto equivalente aos valores somados (valores repassados pela União e pelo Estado), que eram utilizados antes do recebimento da Plena.
“As dificuldades vivenciadas pela saúde em nossa região requer de todos nós uma força-tarefa que busque propostas e soluções de forma continuada, visando acima de tudo a saúde dos munícipes. Portanto, é um desafio de todos os entes, o Município, o Estado e a União, que terão que trabalhar ininterruptamente para a sua melhoria”, declarou o presidente da Amurc, Lenildo.
   Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

"Todos tem direito a vida" diz garoto dex13 anos.

Menino de 13 anos faz discurso surpreendente em Santa Catarina. "Não estou aqui para pregar o ódio a quem pensa diferente”. Em uma sess...