segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ferryboat "Zumbi" está na terrível e perigosa região do Ebola, na África.

O ferryboat "Zumbi",comprado pelo Governo da Bahia na Grécia, já está praticamente no porto de Dacar, capital do Senegal, trafegando no Atlântico Norte próximo à temível e perigosíssima região africana atingida por uma epidemia de Ebola. Senegal faz fronteira com Guiné Bissau, que faz divisa com Serra Leoa e Libéria, os três países africanos afetados pelo vírus do Ebola, que está se movendo mais rápido do que o previsto pela Organização Mundial da Saúde. Mais de 700 mortes já ocorreram na região.

Nesta quarta-feira (6), o ferry "Zumbi" completa 30 dias trafegando com destino à Bahia. Ele zarpou de Piraeus, na Grécia, fez uma parada na Ilha de Malta, passou pelo estreito de Gibraltar e ficou três dias parado no litoral de Algeciras, na Espanha, antes de seguir em direção a Dacar. O ferry "Dorival Caymmi" zarpou do mesmo porto grego dia 11 de julho e também já está próximi a Dacar, junto com o "Zumbi".

Os dois navios são usados e foram adquiridos de um armador português pela bagatela de R$ 54,9 milhões. O "Zumbi" foi construído em 2009 e o "Dorival'' em 2010 - o primeiro tem mais tempo em operação que o ferry "Anna Nery", que integra a frota atual do sistema ferryboat e que foi construído pela TWB e incorporado em janeiro de 2011. Mas na Bahia, o governo tem divulgado que os ferries são ''novos'' e a imprensa desatenta, também.

Imagem das 11h34m, no fechamento desta matéria, mostra o "Zumbi" em Dacar. O navio "Dorival Caymmi" também está na região.


É barrigada demais! -  As autoridades do governo baiano nada divulgam sobre o trajeto atual das duas embarcações, depois das inúmeras barrigadas que fizeram a imprensa divulgar sobre a saída dos barcos da Grécia. Os dois navios já estariam atracado no Brasil desde janeiro, se prevalecessem as privisões. Depois de janeiro, a previsão mudou para o Carnaval, Semana Santa e a última estimativa furada feita pela Agerba e divulgada com grande destaque pela mídia da Bahia é de que no São João eles estariam na travessia Salvador-Ilha de Itaparica. Mas nada disso aconteceu.

Desde que saíram da Grécia, o JORNAL DA MÍDIA  vem acompanhando diariamente o percurso de navegação dos dois barcos, lastreado nas imagens de satélite divulgadas em tempo real pelo "Marine Traffic", site especializado em acompanhar no mundo o tráfego de embarcações. A partir daí, outros sites e jornais seguiram o mesmo caminho do JM e deixaram de publicar as previsões furadas procedentes de autoridades do governo, instaladas na Seinfra e Agerba.

Ebola assusta - O governo baiano também não divulgou detalhes das equipes de tripulantes dos dois barcos, se existe algum membro da Bahia entre eles. O JM apurou, no entanto, que todos são gregos e que não vão ficar nenhum dia em terra no Dacar. O vírus Ebola assusta e comunicados das autoridades mundiais de saúde vêm sendo divulgados em todos os continentes, principalmente em portos e aeroportos.

Em Dacar, o "Zumbi" e o "Dorival" vão fazer um reabastecimento completo, para depois fazerem o difícil percurso até a costa brasileira. Se tudo correr bem, é possível que em 15 dias os dois barcos estejam próximos a Natal, no Rio Grande do Norte.

E sem Ebola, claro.

Na Bahia, eles passarão por uma revisão geral (leia matéria completa amanhã sobre o assunto) até serem entregues pela Agerba à Internacional Marítima, empresa que o governo baiano foi buscar no Maranhã para ''gerir'' o ferryboat. A Internacional não desembolsou um centavo sequer para a compra do "Zumbi". Todo dinheiro é publico. Para fechar, que ninguém espere que os dois usados navios passem a servir logo aos baianos. Possivelmente, em novembro ou dezembro isso acontecerá.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...