segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Deputada aponta o Porto Sul como marco do desenvolvimento da Bahia



“A construção do Complexo Intermodal Porto Sul será um marco no desenvolvimento de toda a região cacaueira e vai gerar mais emprego e renda para os mais diversos municípios no Sul da Bahia”. A declaração foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) durante a solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06), em Salvador, para a assinatura do contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus pelo Governo da Bahia e a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP).


A assinatura do contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o Porto da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário do Nordeste. Esses terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.

De acordo com a deputada estadual Ângela Sousa, a assinatura do termo de adesão é a concretização de um projeto aguardado por toda a região e será um importante passo para a realização desse empreendimento que, junto com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) garantirá o maior investimento logístico da Bahia. Para a parlamentar, o Complexo Intermodal trará investimentos e desenvolvimento não somente para o Sul da Bahia, mas para todo o estado.

O Porto Sul movimentará o minério de ferro produzido pela Bamin – cerca de 25 milhões de toneladas/ano. A empresa será a primeira investidora privada no novo complexo portuário da Bahia. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. O porto movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.

Durante a solenidade de assinatura do contrato de adesão dos dois terminais, o Governo do Estado lançou o edital de seleção de acionistas privados para a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. Estiveram presentes o ministro da Secretaria Especial da Pesca, Antônio Henrique Silveira, o governador, Jaques Wagner, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o presidente da Bamin, José Viveiros, além de deputados estaduais, federais e diversas outras autoridades.
Por - Edy Camargo

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...