segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Deputada aponta o Porto Sul como marco do desenvolvimento da Bahia



“A construção do Complexo Intermodal Porto Sul será um marco no desenvolvimento de toda a região cacaueira e vai gerar mais emprego e renda para os mais diversos municípios no Sul da Bahia”. A declaração foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) durante a solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06), em Salvador, para a assinatura do contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus pelo Governo da Bahia e a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP).


A assinatura do contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o Porto da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário do Nordeste. Esses terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.

De acordo com a deputada estadual Ângela Sousa, a assinatura do termo de adesão é a concretização de um projeto aguardado por toda a região e será um importante passo para a realização desse empreendimento que, junto com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) garantirá o maior investimento logístico da Bahia. Para a parlamentar, o Complexo Intermodal trará investimentos e desenvolvimento não somente para o Sul da Bahia, mas para todo o estado.

O Porto Sul movimentará o minério de ferro produzido pela Bamin – cerca de 25 milhões de toneladas/ano. A empresa será a primeira investidora privada no novo complexo portuário da Bahia. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. O porto movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.

Durante a solenidade de assinatura do contrato de adesão dos dois terminais, o Governo do Estado lançou o edital de seleção de acionistas privados para a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. Estiveram presentes o ministro da Secretaria Especial da Pesca, Antônio Henrique Silveira, o governador, Jaques Wagner, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o presidente da Bamin, José Viveiros, além de deputados estaduais, federais e diversas outras autoridades.
Por - Edy Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...