quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Coordenador nacional do Renafro confirma presença em evento de Ilhéus

O I Encontro de Saúde da População Negra e Terreiros de Ilhéus, promovido pelo núcleo local da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 31, e no sábado, 1º de fevereiro, no Ilhéus Hotel.
O coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), José Marmo, confirmou presença no I Encontro Municipal de Saúde da População Negra e Terreiros de Ilhéus, que ocorre nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 18h30, e durante todo o sábado, 1º de janeiro, no Ilhéus Hotel. O evento é promovido pelo núcleo local da rede, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura (Secult), Desenvolvimento Social (SDS), Saúde (Sesau) e Educação (Seduc).

Conforme um dos coordenadores do núcleo Renafro-Ilhéus, Gilmar Marques (Tata Ykatame), o evento faz parte do calendário de ações 2014 e além das discussões sobre a saúde, pretende contribuir para a divulgação da rede e dos candomblés do município e região. “Esse é o primeiro evento promovido pelo núcleo local para discutir a saúde da população negra do município e vai contar também com participação de pessoas de outras localidades”, destaca Marques. 
Na abertura do evento, às 18h30, da sexta-feira, dia 31, haverá cânticos de louvor à vida e à natureza, seguidos da formação da mesa. Os debates terão inicio com a doutora Jurema Werneck, da ONG Crioula, que vai conferir palestra com o tema “A Saúde da População Negra: Perspectivas e Desafios”. As atividades da noite serão encerradas com um coquetel para os 70 participantes do encontro.
No sábado, 1º de janeiro, a dinâmica do evento terá início às 7 horas, com café da manhã e credenciamento. Às 8h30 será exibido o vídeo “O Cuidar nos Terreiros”. Em seguida, serão formadas rodas de conversa para debater “A Saúde do Homem e da Mulher com Protagonismo Juvenil”, e às 11h30, em plenária, será apresentado o resumo das rodas de conversa, suspendendo-se os trabalhos para o almoço.
Ainda, conforme a programação, às 14 horas, será confeccionado o documento final do encontro, e às 15 horas haverá a leitura da Carta de Ilhéus. As atividades continuam com coffee break, às 16 horas, e 20 minutos depois está marcada a plenária final do I Encontro Municipal de Saúde da População Negra e Terreiros de Ilhéus.

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 30.01.14

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...