terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Augusto Castro parabeniza Santa Casa de Itabuna pelos 97 anos

O deputado Augusto Castro (PSDB) apresentou Moção de Aplauso à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna pelos 97 anos de atividade, parabenizando a instituição beneficente pelos serviços prestados a várias municípios do Sul da Bahia através dos seus três hospitais – Calixto Midlej Filo, Manoel Novaes e São Lucas.


Em sua moção o parlamentar conta que o marco inicial da Santa Casa da Misericórdia de Itabuna é 28 de janeiro de 1917, quando tomou posse a primeira provedoria, tendo como primeiro provedor monsenhor Moysés Gonçalves do Couto. As unidades idealizadas ( um hospital e um cemitério) foram surgindo em benefício de Itabuna. Em 07/09/1922 foi inaugurado o Hospital Santa Cruz (hoje Calixto Midlej Filho) e três anos depois o Cemitério Campo Santo. Em 29/06/1953 o Hospital Manoel Novaes foi incorporado ao seu patrimônio. E por último, em 1993, o Plano Próprio de Saúde como forma de agregação de receita. O provedor Eric Ettinger, que foi reeleito para um segundo mandato consecutivo (2014-2015), também foi lembrado na homenagem do deputado Augusto Castro.
A moção ressalta, ainda, os serviços prestados pela SCMI através dos seus três hospitais – Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas: Oncologia, Nefrologia e Transplante Renal, Centro de Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Anatomia, Patologia e Citologia, Centro de Hemoterapia, Ressonância Nuclear Magnética, Centro e Tratamento Intensivo (CTI), Banco de Leite Humano, Serviço de Endoscopia e Serviço de Emergência.
O deputado parabenizou a Santa Casa de Itabuna por ser responsável, ao longo dos seus 97 anos de atividade, por milhares de nascimentos realizados no Hospital Manoel Novaes e da atenção prestadas às mulheres e crianças, inclusive através do Banco de Leite Humano. “Nos hospitais Calixto Midlej Filho e São Lucas homens e mulheres adultos de toda a região tem recebido assistência em diversas áreas e a Santa Casa ainda oferece a possibilidade de saúde suplementar através do Plansul, plano de saúde da própria instituição criado em 1993”, acrescenta Augusto Castro.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...