quarta-feira, 4 de julho de 2012

Revitalização da Rui Barbosa traz força ao comércio



Foi concluída ontem (03) a fase de concretamento da reforma do Calçadão Rui Barbosa, tendo início a colocação do piso cerâmico. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, em parceria com CDL, Caixa Econômica Federal, Associação dos Lojistas do Calçadão, Sindicom e empresários.

O calçadão receberá bancos fixos de cimento, canteiros e nova iluminação. Serão 3.040 m² de pavimentação para trânsito de pedestres, com utilização de ladrilho hidráulico resistente e duas faixas de piso táctil para facilitar a locomoção de deficientes visuais. O piso antigo tinha mais de 30 anos.

A obra utiliza equipamentos como seis caçambas, uma retroescavadeira e mobiliza uma equipe de 18 homens. Como não havia estrutura de saneamento adequada, a Emasa teve que implantar redes de esgoto e de água na via.

De acordo com Jorge Braga, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna, esta entidade participa da obra em sua administração e conclusão. Ele adianta que a Coelba foi acionada para fazer a reparação da rede elétrica logo após o término dos trabalhos e faz um apelo aos lojistas para que cuidem de suas fachadas, o que garantirá um novo aspecto para a Rui Barbosa.

Ana Cláudia Soares, proprietária da loja Nana Neném, diz estar muito satisfeita com a iniciativa, e espera uma grande melhoria no fluxo de clientes. “Quem vinha de fora e olhava pro calçadão não esperava que houvesse lojas de qualidade no local. A revitalização trará muito mais força ao nosso comércio, transformando a Rui Barbosa em um shopping a céu aberto”, aposta.

A obra é realizada durante todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, nos períodos diurno e noturno. A previsão é de que seja entregue no dia 28 de julho, quando se comemora o 102º aniversário de Itabuna.

Obras do São Roque
        

As obras de melhoria viária e reurbanização do bairro São Roque e loteamento Monte Líbano continuam em ritmo acelerado. O projeto tem investimento de R$ 1,2 milhão, objeto de emenda orçamentária do deputado federal Roberto Britto.

Com a fase de colocação de meio-fio e passeios em conclusão, ainda essa semana será iniciado o asfaltamento do bairro. 

A macrodrenagem também já foi implantada e, de modo geral, 70% das obras já podem ser consideradas concluídas.

O projeto inicial previa que apenas a Avenida Independência receberia a reurbanização, mas o alcance foi ampliado e a obra passou a abranger todas as ladeiras transversais.

 Por: Haísa Lima - Fotos: Pedro Augusto – 03/07/2012
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...