quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bahia tem maior adesão de mesários voluntários


Apesar do desinteresse de muitos brasileiros em atuar como mesário no País, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já identifica uma maior disposição dos baianos em servir nas eleições. Para reduzir o número de mesários convocados compulsoriamente, o que costuma provocar insatisfação dos escolhidos, o TRE-BA desenvolve há seis anos o projeto Mesário Voluntário.

Só em 2012, o órgão já registrou a inscrição de 2.749 pessoas em toda a Bahia – mil a mais que o número obtido no mesmo período de 2010. O projeto Mesário Voluntário foi implantado, em 2006, pelas 39ª, 40ª e 41ª Zonas Eleitorais, que ficam em Vitória da Conquista (sudoeste do Estado). Em 2008, o programa já havia sido expandido para todo a Bahia, sendo implementado pelas 205 Zonas Eleitorais de todo o Estado.

De acordo com Estácio Souza Freire, chefe substituto da 19ª zona eleitoral da Bahia, a seleção dos mesários é realizada por meio de um sorteio eletrônico, realizado automaticamente por um programa das zonas, conhecido como Sistema Elo. Conforme Estácio, caso o mesário não deseje continuar nos serviços, ele pode preencher um formulário, no dia do pleito, pedindo para que não haja convocação.

Conforme o TRE serão necessários 130 mil mesários para as eleições 2012. Estes profissionais devem suprir a demanda das 32.500 seções eleitorais da Bahia. Os interessados em participar do projeto devem se cadastrar por meio do portal do TRE-BA (http://www.tre-ba.jus.br), nos cartórios de suas Zonas Eleitorais ou pelo Disk Mesário (71-3373-7273). Vantagens: 1. Trabalhar como mesário serve como critério de desempate em concursos públicos; 2. O mesário, cuja faculdade tenha acordo com o TRE, ganha 30 horas a título de atividade extracurricular; 3. Em cada dia de prestação de serviço, o mesário ganha dois de folga. Esse critério também é válido para falta no dia de treinamento; 4. Os selecionados ganham R$22 por dia, para alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...