quinta-feira, 5 de julho de 2012

Indústrias do sul da Bahia buscam melhoria

Termo de cooperação, assinado entre Sebrae e Fieb, tem o objetivo de fortalecer o setor e diminuir a distância de concentração de renda em capital e interior

Uma parceria entre o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) está fomentando o associativismo no sul da Bahia para desenvolvimento e competitividade da indústria regional. Técnicos das duas entidades estão visitando até o dia 13 de julho, 60 indústrias dos setores gráficos, de alimentos, vestuário e serviços industriais de Ilhéus e Itabuna para conhecer de perto as dificuldades individuais das empresas e captar demandas comuns que servirão como referência para a elaboração de uma matriz de solução subsidiadas até 2015 pelo Sebrae e o Sistema Fieb.

A ação faz parte do Programa de Interiorização da Fieb para a região sul da Bahia, proposta pela entidade para dinamizar o crescimento, de forma equilibrada e sustentável, das indústrias na região. À Fieb cabe o diagnóstico técnico de cada setor, o que inclui desde as condições de maquinários às instalações de equipamentos utilizados na produção. Especialistas em cada área visitada estão orientando os empresários e sugerindo soluções em curto, médio e longo prazos. Já o Sebrae está responsável pela elaboração de um diagnóstico de gestão, oportunizando novos negócios a partir da evolução deste trabalho.

Daniel de Jesus, do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb), que integra o Sistema Fieb, explica que a missão dos especialistas é contribuir para a melhoria da competitividade empresarial, oferecendo soluções em capacitação, através de consultorias e qualificação de mão-de-obra. “Até agora o maior problema encontrado na região tem sido a dificuldade de trabalhar ações coletivas. Precisamos sensibilizar os empresários a trabalharem unidos”, ressalta. Ele lembra a importância do fortalecimento das indústrias no interior, já que, dos 417 municípios baianos, 51% do Produto Interno Bruto (PIB) estão concentrados na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de acordo com o IBGE (2009).

O gestor do projeto pelo Sebrae, Eduardo Benjamin Andrade, aproveita o Termo de Cooperação com o Sistema Fieb para intensificar a participação do sul da Bahia na disputa pelo Prêmio MPE Brasil, um reconhecimento estadual e nacional de micro e pequenas empresas, concedido pela parceria entre Sebrae, Movimento Brasil Competitivo – MBC, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. O evento promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade, disseminando os conceitos de boas práticas de gestão. A região já foi premiada em nível estadual e espera repetir o desempenho na disputa deste ano. A meta é inscrever 358 empresas regionais.

Alternativa econômica - Tradicionalmente vocacionada à produção de cacau e dos seus derivados, Ilhéus e Itabuna viram sua principal economia entrar em declínio entre o fim dos anos 80 e o início dos anos 90. Em busca de novas alternativas econômicas, as cidades decidiram diversificar. Ilhéus implantou novos segmentos industriais, como o de informática. Itabuna investiu no vestuário e na indústria têxtil. As duas cidades intensificaram as atividades no comércio e serviços. Agora, Ilhéus e região vivem uma nova expectativa e um promissor ciclo de desenvolvimento a partir da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, composto pela Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol), Porto Sul e do Gasene. Benefícios que não chegam apenas para a cidade, mas para todo o território de identidade Litoral Sul.

Com uma população estimada em 795 mil habitantes, o território tem um PIB per capita de R$ 6,4 mil, com destaque para as arrecadações de Ilhéus e Itabuna, as mais importantes cidades do território. Em Ilhéus, por exemplo, 67% da economia circulam em torno de serviços, com 29% na indústria e apenas 4% na agropecuária. Itabuna também se destaca na área de serviços, com 82% da sua economia circulante, contra 17% da indústria e 1% da agropecuária. Ilhéus tem 105 indústrias, principalmente nas áreas de informática e alimentos. Em Itabuna, a maioria das 108 indústrias instaladas é voltada para produtos têxteis e alimentícios. 

Por-Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CHEGOU A VEZ DO PANCADINHA "PAZ E AMOR

COLUNA WENSE SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024.  O deputado estadual Fabrício Pancadinha, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidari...