segunda-feira, 9 de julho de 2012

CNM e Amurc capacitaram servidores para alternativas de arrecadação municipal


Servidores e representantes municipais das áreas de finanças e tributos tiveram a oportunidade de conhecer nesta segunda-feira (9), na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) novos mecanismos para incrementar a receita do Poder Público Municipal através de palestras ministradas por consultores e técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A Oficina Técnica de Finanças e Tributos Municipais foi realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). 

Na abertura do encontro, o prefeito de Ibicuí e presidente da Amurc, Cláudio Antônio Kalil Dourado destacou a parceria com a CNM a partir do propósito de promover o desenvolvimento das administrações públicas municipais, levando até eles um maior entendimento sobre as modalidades que poderão ser utilizadas para a arrecadação, “principalmente num momento em que os municípios vêm sofrendo com uma diminuição progressiva dos repasses federativos”, explicou. 

O representante do departamento de Relações Institucionais da CNM, Elias Zinczuk apresentou a nova proposta da instituição nacional aos servidores municipais, que de acordo com ele, visa valorizar e orientar o funcionário público para a aplicação correta das estratégias financeiras e tributárias nos municípios. “O servidor é o personagem principal nesse contexto, pois é ele quem leva aos prefeitos as oportunidades de arrecadação”, destacou.

As palestras foram conduzidas pelo consultor da CNM, Eudes Sippel e a técnica tributária da instituição, Thalyta Alves, que abordaram, dentre outras alternativas de incremento da receita, o Imposto Territorial Rural (ITR), o  panorama do Simples Nacional, Leasing, Microempreendedor Individual (MEI). A ideia, segundo Eudes, é “mobilizar os servidores de modo que eles possam participar e contribuir para os interesses públicos municipais”, declarou. 

Entre os servidores que representaram mais de 60 municípios no evento, a tesoureira da prefeitura de Itacaré, Maria Rita Gomes Santos, aprovou a iniciativa da CNM em parceria com a Amurc, pois esclareceu sobre algumas alternativas, até então desconhecidas do público e “foi uma grande oportunidade para aprender novas práticas de arrecadação, que serão aplicadas pela administração pública dos nossos municípios”.


Por: Viviane Cabral - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...