quinta-feira, 12 de julho de 2012

Projeto SustentaCidade cria Comissão Ambiental



Membros da Comissão
Numa iniciativa do Projeto SustentaCidade, foi criada uma Comissão Ambiental com o objetivo de coordenar  todas as ações sustentáveis da Cidade de Itabuna.  As propostas discutidas neste primeiro encontro serão integradas à Rede-Cidade do Projeto e repassadas aos  parceiros institucionais, com visitas aos festejos dos 102 anos de emancipação político e administrativa do município. 

A professora Heloisa Pinheiro coordenadora do Sustentacidade explica que essa ação é apartidária e tem como principal foco zelar pelo bem estar da população através de ações sustentáveis e integradas entre os diversos participantes do projeto.

        A programação da Comissão inclui a instalação de um ponto permanente na Praça Otávio Mangabeira (Camacan) para a realização de encontros, palestras, realização de Feiras e Oficinas Sustentáveis, com o objetivo de orientar à comunidade sobre o cuidado que o homem deve ter com o meio-ambiente.

A proposta envolve a discussão de uma gama de temas com relação  ao destino do lixo, propostas de reciclagem e mesmo as questões como rede de esgoto doméstico e industrial ou ainda à importância da água como produto essencial à  vida e aos seres vivos. 

Outra providencia discutida, foi o plantio de árvores frutíferas e florais ao longo das margens do Rio Cachoeira. Com isso, juntamente  com a retirada das baronesas, o problema dos pernilongos e muriçocas diminuirá sensivelmente. Esse trabalho  contará também com a participação do comercio local, instituições privadas e públicas que darão a sustentação técnica, além da mobilização da população no apoio logístico para o desenvolvimento das ações projetadas.

A professora Heloisa Pinheiro enfatizou como um grande exemplo da sustentabilidade, as ações desenvolvidas pelo trabalho de Combate a Dengue, em parceria com a Emasa, através da distribuição de reservatórios de água cobertos às famílias carentes de alguns bairros, através de contrato de comodato, evitando a estocagem de água de forma errada, e fazendo com que o índice da epidemia tenha caído de forma significativa. 

Ela citou como  exemplo o bairro Novo Horizonte, um dos beneficiados, e que antes contava com um dos mais altos índices da dengue, acrescentando  que iniciativas como esta é que mostram como é importante a implementação de ações de sustentabilidade.

Ascom/Emasa
12.07.12
Emasa.comunicacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...