quinta-feira, 12 de abril de 2012

PRAÇA DO MEIO AMBIENTE SERÁ REVITALIZADA


Heloisa Pinheiro
Para a preservação da qualidade de vida, o abandono de áreas de importância histórica, a redução de espaços de convivência pública e a destruição da paisagem natural não podem continuar acontecendo, por esse motivo a Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, já está desenvolvendo um Projeto a curto prazo para a recuperação da “Praça do Meio Ambiente”, localizada na Beira-Rio, bairro São Judas e que foi abandonada por gestões passadas.    

Essas questões passaram a ter grande importância para o atual diretor- presidente da EMASA, Geraldo Briglia. Assim, contando com um projeto arquitetônico e paisagístico ecologicamente adequado, a Praça será revitalizada através de um modelo de sustentação apoiado em iniciativas de incentivo à cultura e irá oferecer à população uma programação cultural e esportiva qualificada e gratuita, principalmente, para os residentes no local.   

Surge, assim, a revitalização urbana da praça, pautada pela integração de parceiros públicos e privados a fim de garantir recursos para intervenções urbanísticas e/ou arquitetônicas. Nesta praça, além de programar projetos capazes de promover a reocupação econômica e social, a revitalização também será somada a necessidade atual de organizar processos sustentáveis, através do Projeto SustentaCidade/EMASA, estimulando sua humanização.

A Praça do Meio Ambiente, publicamente reconhecida e localizada no São Judas, como um exemplo de construção de áreas urbanas foi idealizada e construída em 1998, pela EMASA e alguns parceiros, na então gestão do engenheiro Geraldo Briglia que assumiu a direção da  empresa novamente.  
.
A revitalização da “Praça do Meio Ambiente” dentro dos próximos dias reitera a importância da reciclagem não apenas de materiais, mas também de espaços livres e de lazer, em um local degradado pelo mau uso e que pode se tornar em um espaço público de lazer e de reflexão sobre as questões ambientais, como aconteceu antes e que foi depredada, gerando um problema urbano.

“A  Praça revitalizada, acima de tudo, reafirma a importância do convívio: entre o passado e o presente, entre o urbano e o natural, entre todas as linguagens e entre todos nós”, enfatiza a professora Heloisa Pinheiro, coordenadora do SustentaCidade, projeto esse que foi abraçado pela Emasa, dentro da visão lógica de Geraldo Bríglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Militantes do PSOL presos por furto em aeroporto de Salvador

Flagrante Dupla foi indiciada por furto qualificado e vai passar por audiência de custódia Do - Diario do Poder - Um casal filiado ao Partid...