sexta-feira, 30 de março de 2012

Semana Santa em Itabuna começa dia lº de Abril

A falscidade nos deixa assim
    Revivendo os momentos mais expressivos da cristandade – a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus – a comunidade católica de Itabuna está mobilizada para iniciar neste domingo (1º de abril) as celebrações da Semana Santa 2012. De acordo com a programação divulgada pelo Conselho Paroquial de São José e a Cúria Diocesana, os atos litúrgicos na Igreja Catedral serão presididos pelo bispo Dom Ceslau Stanula e concelebrados pelo pároco Moizés de Souza.

    A programação começa às 7 horas com a Solenidade da Bênção e Procissão de Ramos, no Santuário Santo Antonio, na Avenida do Cinquentenário, de onde os fiéis sairão em direção à Catedral. Em seguida, haverá a celebração da Santa Missa do Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelos hebreus com ramos de oliveiras. Para o domingo estão programadas mais duas Missas com Bênção de Ramos, às 9h (com as crianças) e às 18 horas.

    Para segunda e terça-feira (2 e 3), além da Santa Missa às 18h, estão programados atendimento de confissões, a partir das 15h e às 19 horas. Também na terça-feira, os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus encenarão a Via-Sacra, logo após a celebração eucarística.

Os atos litúrgicos da Semana Santa, na quarta-feira (4), serão iniciados às 9h, com Missa e Unção dos Enfermos. Nesta celebração, agentes de pastoral e voluntários estarão mobilizados para o translado dos doentes até a Catedral. À tarde, a partir das 15h acontece atendimento de confissões e, às 17h, os fiéis estarão reunidos para meditarem a Via-Sacra e a celebração da Santa Missa, às 18 horas. Na sequência, haverá atendimento de confissões.

Missa da Unidade

    Na quinta-feira santa (5), às 9 horas, acontece a Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbitério e Bênção dos Santos Óleos. Considerada como um dos momentos singulares na vida da Igreja local, a referida celebração reunirá junto ao bispo Dom Ceslau Stanula, na Catedral de São José, todos os padres, religiosos e religiosas das congregações e institutos de vida consagrada, que integram o clero diocesano e estão presentes em 32 paróquias espalhadas por 20 municípios do Sul da Bahia.

     Nesta Missa, acontece a renovação dos votos sacerdotais, quando os padres atualizam as promessas de obediência e castidade à Igreja, representada na pessoa do bispo diocesano, e a consagração dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, utilizados pela Igreja na administração dos sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, da Crisma e da Ordem (ordenações sacerdotais). Em Itabuna, os demais atos da Semana Santa serão celebrados também nas outras 13 paróquias da cidade, conforme programação específica.                     

Tríduo Pascal

Quinta-Feira Santa – 05/04/2012
18h – Missa da Ceia do Senhor: Lava-Pés e Instituição da Eucaristia
19h30min  - Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento
00h00min – Vigília da Juventude Missionária

Sexta-Feira Santa –06/04/2012
06h – Encerramento da Vigília da Juventude com a Via-Sacra na Igreja
09h - Confissão Auricular
14h - Confissão Auricular
16h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
18h - Procissão do Senhor Morto (saindo da Catedral até a Praça Otávio Mangabeira / Camacan)
19h - Apresentação do Espetáculo “Auto da Paixão” - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – Ficc

Sábado Santo – 07/04/2012
10h - Confissão Auricular
19h - Encenação da “Noite da Saudade e da Esperança: Expressando os Sentimentos de Maria no Sábado Santo” – Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna
20h- Solene Vigília da Páscoa: Bênção do Fogo, proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Bênção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.
22h – Procissão da Ressurreição do Senhor
    Queima de Fogos

Domingo De Páscoa – Ressurreição Do Senhor – 08/04/2012
7h - Missa da Páscoa do Senhor
9h30min - Missa da Páscoa do Senhor com as Crianças
18h - Missa Solene da Páscoa do Senhor

Por -  Erivaldo Bomfim
Assessoria de Comunicação
Paróquia Catedral de São José
Diocese de Itabuna
30/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...