Deputado Lúcio Vieira, presença marcante |
O encontro teve com objetivo discutir a revitalização da economia cacaueira baiana, com base na conservação produtiva. O evento contou também com a participação do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), Augusto Castro (PSDB), da superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia, Virgínia Hagge, e de técnicos do Ministério da Agricultura, que abordaram temas relevantes à economia cacaueira e a inserção dos temas relacionados no Rio+20, evento que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
Augusto Castro reivindica Patrulha Mecânica |
"Esse encontro é de grande importância socioeconômica para o sul da Bahia e a Ceplac mobilizou toda a sociedade para que participe ativamente", afirmou o Superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, destacando também que a "conservação produtiva é o processo que pretendemos levar até o Rio +20 e a partir dele transformar num termo de referência que apresentaremos para o Banco Mundial", acrescentou.
O seminário teve o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ministério Público do Estado da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Inema, Conselho Nacional dos Produtores de Cacau-CNPC, Fundação Pau Brasil, Núcleo Mata Atlântica, entidades de classe regional, a imprensa e Centro de Desenvolvimento Agroambiental e Cidadania.
Dentro dos debates, o destaque foi Erico Lobão. engenheiro florestal que fez uma exposição e balanço sobre a reserva da Mata Atlântica no sul da Bahia, ainda com os números de preservação favoráveis, devido a cultura do cacau cabrunca; "Tenho certeza que a Ceplac vai fazer bonito no Rio+20" disse o engenheiro Lobão, referindo-se a nossa reserva.
O deputado Lúcio Vieira Lima para atender a uma sugestão do deputado estadual Augusto Castro, aproveitando a presença, também do deputado federal Geraldo Simões, o convidou juntamente com ele, colocar recurso no orçamento deles, para a aquisição de uma Patrulha Mecânica para a Ceplac, no sentido, de manter os corredores agrícolas da região em perfeito estado de preservação para o escoamento da agricultura.
Algumas informações: Bahia já
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável