terça-feira, 20 de março de 2012

Festa de São José atrai milhares de fiés em Itabuna


Bispo Dom Ceslau Stanula, abençõa a multidão 
 Repetindo uma tradição secular, milhares de itabunenses saíram às ruas centrais de Itabuna na tarde da última segunda-feira (19) para a procissão de São José, padroeiro da Cidade, da Catedral e da Diocese. A multidão era tanta que ao longo da Avenida do Cinquentenário era impossível dimensioná-la, pois os fiéis ocupavam praticamente desde a Praça José de Almeida Alcântara até as imediações da Praça Adami.

A Festa de São José, segundo o pároco da Catedral Diocesana, Moizés de Souza, foi uma das mais expressivas dos últimos anos, justamente pela grande participação popular. A programação do Dia de São José em Itabuna foi iniciada às 5h com alvorada e, às 7h, foi celebrada a Missa Festiva, onde a Catedral ficou pequena para os inúmeros fiéis que participaram do ato litúrgico.

Considerado como o ponto alto das festividades, a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, com a participação de diversos padres da Igreja local, também atraiu a participação de devotos, agentes de pastoral e movimentos católicos das 14 paróquias da cidade, além de autoridades e religiosas.

Convidado como pregador oficial, o bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, ressaltou a defesa da família como valor primordial para a existência da sociedade.

Participando da celebração ao lado do seu secretariado, o prefeito de Itabuna José Nilton de Azevedo Leal enfatizou a Festa de São José como uma das mais importantes tradições do povo itabunense. “Trata-se de uma manifestação pública de fé da comunidade católica da qual não podemos deixar de participar, pois aqueles que delas participam vêm pedir a Deus mais paz, justiça e melhorias para a nossa cidade e nosso povo e esse também é o desejo do governo municipal”, disse o prefeito.

Procissão

Ao final da procissão, em sua pregação, Dom Ceslau chamou à atenção da comunidade católica e da classe política para as urgentes necessidades de melhorias no sistema público de saúde e no judiciário. Ele também falou sobre as eleições municipais, a Campanha da Fraternidade e Lei da Ficha Limpa.

O bispo de Itabuna apelou aos políticos que trabalhem mais pela melhoria da saúde pública e, dirigindo-se aos fiéis, enfatizou a importância das eleições municipais para o cidadão. “Eleição de vereador e eleição de prefeito são mais importantes até que a eleição de presidente, pois são vereadores e prefeitos que caminham mais perto do povo”, disse, sendo aplaudido pelos presentes na Praça Laura Conceição e na área externa da catedral de São José. A festa do padroeiro de Itabuna foi encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento.

 Erivaldo Bomfim – Fotos: Vinícius Borges / Pedro Augusto – 20/03/12
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...