quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Itabuna propõe termo de compromisso para retomada da gestão da saúde

O Colegiado de Gestão Micro Regional (CGMR) esteve reunido hoje (8), no Centro de Saúde José Maria Magalhães Neto, com o objetivo de discutir a proposta de retomada do comando único da gestão da saúde pelo município de Itabuna. A sessão presidida pelo diretor da 7ª Dires, João Marcos Lima, começou com duas horas de atraso e tinha na agenda a apresentação do Termo de Compromisso de Gestão para avaliação da Câmara Técnica da CGMR.

O informe sobre o Samu Regional e a prestação de contas da CGMR foi adiado para a próxima reunião do colegiado em março próximo. O encontro foi acompanhado por Cássio Garcia, da Diretoria de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada da Secretaria de Saúde do Estado ( DIPRO ) e por secretários municipais da região, que garantiram o quorum da sessão plenária.

Na sua apresentação da proposta para a retomada da gestão plena, Geraldo Magela lembrou que Itabuna reivindica um princípio elementar e assegurado pela Constituição: ”o respeito às leis, uma vez que o próprio Ministério da Saúde reconhece que o município está preparado para retomar o comando único”.

Ele destaca que Itabuna tem perdido recursos da ordem de R$ 270 mil, que deixaram de ser repassados para exames de alta e média complexidade, os quais em muitos casos são pagos pelo município para cumprir determinações judiciais. Para o secretário, a perda da gestão “não tem justificativa técnica, legal e moral”.

Magela também destacou a visita de um grupo de secretários a Itabuna para vistoria dos serviços de saúde e propôs a pactuação de compromissos com municípios da microrregião após a adesão do comando único, um documento de oito pontos, que propõe transparência na gestão dos recursos, além de ampliar a rede de serviços de prevenção do câncer e de cardiologia.

A agenda inclui ainda o acompanhamento dos serviços pactuados e das contas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto -  08-02-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...