quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pesquisador da Ceplac vence concurso Ideias Inovadoras

     O projeto que estuda a utilização de substrato extraído da casca do fruto do cacaueiro como fertilizante potássico no crescimento de mudas da planta foi o vencedor do concurso Idéias Inovadoras da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fabesb), na categoria pesquisador. O projeto foi desenvolvido pelo pesquisador da Ceplac George Andrade Sodré, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a participação do seu colega e também professor da Uesc Paulo César Lima Marrocos e dos engenheiros agrônomos bolsistas Marcela Tonini Venturini e Daniel Ornelas Ribeiro.

    O prêmio de R$ 8 mil foi entregue em solenidade no último dia 1º, no Hotel Pestana em Salvador, ao coordenador do projeto George Sodré, marcando assim a primeira vez do prêmio para a região cacaueira.  “Este resultado é um reconhecimento ao trabalho de anos que vem sendo realizado por toda equipe que integra o projeto” ressaltou o ceplaqueano e Doutor em solos e propagação de plantas George Sodré.

    O Concurso Idéias Inovadoras 2011 integra o Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os principais objetivos está disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado; promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo; incentivar o desenvolvimento de idéias inovadoras e reconhecer, premiar e divulgá-las.

    George Sodré explicou que para produção do fertilizante natural, o procedimento é simples, “depois de lavadas e cortadas em pequenos pedaços, as cascas de cacau são reservados por um período de 120 dias para decomposição. A temperatura pode chegar a 45 graus, quando elas começam a liberar o potássio, principal componente que é utilizado na produção de um extrato”.   

    A etapa seguinte, segundo ele, “é a homogeneização do material, que é transferido para uma peneira gigante que fará a extração de um líquido escuro, onde justamente está concentrado o potássio, componente utilizado no adubo. Após a extração do líquido ele é levado para secar em uma estufa depois triturado e armazenado. Para ser utilizado basta adicionar água ao extrato e a solução está pronta para ser aplicada diretamente no solo”.

    Ele informou ainda, que estudos estão sendo realizados para que o extrato da casca de cacau também seja utilizado na adubação foliar com a ajuda de um pulverizador.
   
Assessoria de Comunicação da Ceplac
Por - José Carlos Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...