segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ABRIGO DE ILHÉUS RECEBE DOAÇÕES NA SEMANA DO IDOSO

 Uma programação especial da Semana do Idoso foi promovida de 24 de setembro a 1º de outubro, no Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus, tendo como tema “São Vicente de Paulo, exemplo de caridade e de fé”. Durante o período do evento foi realizado o tríduo de São Vicente, apresentações culturais, visitas da comunidade e doações de alimentos, roupas e material de limpeza. Segundo a presidente da instituição, Marileide Souza, a semana significou mais uma oportunidade para estreitar os laços de amizade e colaboração entre a comunidade e o Abrigo, que completa 95 anos de existência.
             
Dentre as escolas e instituições que participaram da Semana do Idoso estão os institutos Municipal de Ensino (IME) e Nossa Senhora da Piedade, os colégios estaduais Paulo Américo, Santa Ângela e Horizontina Conceição, o colégio Ideal, a Direc 6,  os grupos de terceira idade, o Lions Clube Pontal, grupos religiosos, entre outros. Na área cultural, contribuíram com apresentações a Banda de Música da Polícia Militar, as fanfarras do IME e colégio Paulo Américo, os corais dos servidores da Ceplac e da Universidade da Terceira Idade da UESC, o Ballet Soane Marry e Ballet Conexão, os cantores Tinho Gomes, Louzedes, Sérgio Bulhões, Amanda Andrade, Alex Costa, e as bandas Zé Pretinho, Amnésia Cultural e Zona de Impacto. O evento contou com apoio da Solar Toldos, Azul Artes Gráficas, Sonorização Quinto de Souza e Marcelo Torres Som.

Além de dezenas de quilos de alimentos não perecíveis, foram doados um boi e peixes apreendidos pela fiscalização do IBAMA. No dia do encerramento, a família do empresário Genilton Galvão percorreu várias ruas da cidade com um carro de som e conseguiu muitos alimentos doados pela população.
   
São Vicente - O tríduo em homenagem a São Vicente, padroeiro do Abrigo, foi celebrado pelo padre Joaquim da Silva. Na abertura, a celebração contou com a presença da Irmã Belmira, da Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição. No dia do Idoso e de São Vicente, 27 de setembro, a celebração foi conduzida pelo bispo Dom Mauro Montagnolli.

São Vicente nasceu na França, em 24 de abril de 1501, e foi catequizado pela própria mãe Beltrana de Morais, que o formou para a vida e para a caridade. Estudou na Universidade numa época trágica para seu país, quando as crianças eram abandonadas na rua por falta de alimentos. São Vicente as recolhia e acolhia. Depois de grande, ele dedicou-se à proteção dos idosos. Foi preso e feito escravo pelos turcos, mas reconquistou o sacerdócio e seguiu sua missão. 
Por: Zé Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Estadual da Criança celebra a força dos prematuros com ensaio fotográfico no Novembro Roxo

Em ação para o Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reali...