terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação de Itabuna discute Gestão democrática na rede municipal

“A gestão democrática e suas implicações” foi o principal tema de uma mesa redonda que reuniu, nesta terça-feira (23), gestores escolares da rede municipal em Itabuna. O encontro, que lotou o auditório da FTC, foi promovido pelo Departamento de Acompanhamento à Gestão da Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo, promover a discussão sobre a gestão democrática da escola pública, passando pelos conceitos de gestão e relações humanas.

Na abertura, pela manhã, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Tourinho Bittar, destacou a temática: a importância dos conselhos escolares, os grêmios estudantis e outros meios para o fortalecimento da gestão democrática.

Ela também falou sobre os conceitos essenciais da gestão, enumerando os cincos principais itens que norteiam a gestão na escola pública, principalmente: autonomia, liberdade, transparência, participação e construção coletiva.

Na seqüência, a professora Claudia Celeste Lima abordou a segunda temática do encontro, que versou sobre Relações interpessoais saudáveis: condição para favorecer a gestão democrática na escola.

A terceira palestra, ainda na parte da manhã, foi proferida pelo secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, que falou sobre Gestão, liderança e resultados. Em seguida houve uma plenária.

No encerramento do encontro, no final da tarde, houve uma exposição de informações dos departamentos de Acompanhamento à Gestão, de Pesquisa e Informações Gerenciais e Educação Básica da Secretaria de Educação, visando o planejamento do ano letivo de 2011.

Por - Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto – 23/11/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CHEGOU A VEZ DO PANCADINHA "PAZ E AMOR

COLUNA WENSE SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024.  O deputado estadual Fabrício Pancadinha, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidari...