sexta-feira, 11 de junho de 2010

Indústria, Comércio e Mineração vai ao encontro das necessidades do Sul e Extremo Sul


O Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia inauguram um novo ciclo de desenvolvimento sem precedentes, a par de investimentos estruturantes como o Gasene, o Complexo Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. Nas terras do sem-fim, agora se abrem novas possibilidades de mais renda e empregos com a agropecuária, a celulose, a movelaria, o etanol, os eletroeletrônicos, a mineração, o turismo e o petróleo.

Com o objetivo de acompanhar de perto esse desenvolvimento e fortalecer as ações de Governo da Bahia, o secretário James Correia irá percorrer, a partir de segunda-feira (14), os municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Ibirapuã, Lajedão, Mucuri, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna, levando serviços da Secretaria, além de se reunir com os prefeitos, empresários e representantes de associações para dialogar sobre as necessidades da região.

No Extremo Sul, o secretário irá visitar os distritos industriais e polos moveleiros de Teixeira de Freitas e Eunápolis; a fábrica da Suzano Papéis e Celulose, em Mucuri; e as usinas de etanol da Ibiralcool, nas terras de Caravelas, mas próxima a Ibirapuã, e Unial, em Lajedão. Durante a visita, será inaugurado o escritório da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado (Sudic), em Eunápolis.

No dia 17 de junho, em Itabuna, James Correia (foto) visitas as fábricas da Trifil e da Nestlé, onde ambas devem sinalizar projetos de ampliação. A Nestlé é hoje a maior empresa de Itabuna, onde processa cerca de 25 mil toneladas de cacau/ano. Já a Trifil é uma das maiores empregadoras da região, com 2.500 trabalhadores. Ainda em Itabuna, no Tarik Hotel, à partir das 18h, o Secretário abre o XIV Fórum de Líderes Empresariais, promovido pela Associação Comercial de Itabuna e reúne-se com prefeitos da Associação do Municípios da Região Cacaueira (Amurc).

Em Ilhéus, no dia 18, pela manhã visita a Ponta da Tulha, local onde será implantado o Porto Sul. Na mesma ocasião, junto com a Prefeitura, lança o Plano de Desenvolvimento das Comunidades do Litoral Norte. À tarde, a partir das 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus, James Correia participa da abertura do Seminário “Complexo Porto Sul – O novo ciclo de desenvolvimento sustentável da Região Cacaueira”, em conjunto com a Prefeitura de Ilhéus - Bamin – Valec – Infraero – DNIT – ZPE e Bahiagás.

O ciclo de atividades se encerra no final da tarde com a inauguração do stand “Ilhéus de braços abertos”, na Avenida Soares Lopes, onde a Prefeitura de Ilhéus e o Governo da Bahia estarão divulgando os grandes projetos estrutantes planejados para a região, como o Porto Sul, o Aeroporto Internacional de Ilhéus, a Ferrovia Oeste-Leste, o Gasene e a duplicação da BR-415.

ASCOM
ascom@sicm.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleitores brasileiros:68% não sabem em quem votar

  Eleições: mais de 68% não sabem em quem votar Uma vez apresentados os nomes dos potenciais entrevistados, a taxa de incerteza cai para 16,...