sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ampliação da oferta de água repercute positivamente

O aumento em 50% da oferta de água em Itabuna, num prazo médio de 120 dias, repercutiu positivamente entre a classe empresarial e líderes comunitários. A ampliação do sistema vai permitir que a captação de água saia dos atuais 600 litros para 900 litros por segundo. Com isso, o atendimento da demanda de consumo, estimada em mil litros por segundo, alcançará o índice de 90%.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jorge Braga, a iniciativa do governo municipal é muito importante, dado as dificuldades enfrentadas pela população, principalmente na alta estação quando o consumo tende a aumentar.

“O comércio é um dos setores que mais tem sofrido com a deficiência no abastecimento de água. Agora, com esse incremento de 50% no sistema de captação o problema será sanado”, argumenta Braga.

Quem também está otimista com a decisão do prefeito Capitão Azevedo de investir na ampliação do fornecimento de água, através da Emasa - Empresa Municipal de Águas e Saneamento é Erivânio Sobreira, líder comunitário do bairro Santa Clara. “Será uma boa para a nossa cidade, porque um dos grandes problemas de não vir empresas para Itabuna é a falta de água”.

“Com o aumento da oferta do produto, novas empresas virão se instalar na ccidade e, sem dúvida, gerará mais emprego e desenvolvimento”, diz Erivânio. Quanto aos benefícios para os moradores do Santa Clara, ele revela que naquele bairro cai água uma vez por semana.

“Agora a história vai mudar, inclusive com mais desenvolvimento já que o bairro tem característica comercial, com diversas empresas, fábricas e pousadas”, prevê o líder comunitário.

O anúncio da ampliação da oferta de água foi feito pelo prefeito Azevedo, na última quarta-feira (9), quando assinou a ordem de serviço para a construção de uma unidade de tratamento de resíduos (UTR) da água e aquisição do novo maquinário a ser utilizado no sistema de captação.

O investimento está sendo viabilizado através de uma negociação de cerca de R$ 5 milhões junto ao Ministério das Cidades. Os recursos serão repassados pela Caixa Econômica Federal.

Texto: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Paulo Leonardo – Foto: Waldyr Gomes
http://www.preeituradeitabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleitores brasileiros:68% não sabem em quem votar

  Eleições: mais de 68% não sabem em quem votar Uma vez apresentados os nomes dos potenciais entrevistados, a taxa de incerteza cai para 16,...