terça-feira, 25 de maio de 2010

Obras da Cinquentenário incluem campanha educativa             
As Secretarias de Transporte e Trânsito (Settran) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Itabuna se preparam para executar a Campanha Itabuna Cem Anos – Mais Humana, Sem Acidentes. As equipes realizaram os ajustes finais para o bom desenvolvimento das ações educativas, que estão inseridas no programa de revitalização da Avenida Cinquentenário.

O trabalho educativo envolve três etapas. A primeira está confirmada para a próxima sexta-feira (28), quando a equipe de educação da Settran estará com a Unidade Móvel Educatran na Praça Otávio Mangabeira. A atividade visa difundir informações acerca da obra que ocorre naquela via e como cada indivíduo pode contribuir com a cidadania no trânsito.

Na segunda fase da campanha, será desenvolvido um trabalho educativo com condutores e pedestres, numa ação com foco no respeito à faixa de segurança. Já a terceira etapa está prevista para julho, mês de homenagem a motoristas e motociclistas. Este último trabalho será na forma de blitz educativa, com orientações e entrega de brindes aos condutores.

Revitalização - A Avenida Cinquentenário ganhará um novo piso, moderna iluminação com sistema de leds e melhorias na infraestrutura, como obras que visam garantir a acessibilidade, incluindo a construção de faixas elevadas e rampas, além da implantação de piso tátil.

Texto: Natália Tavares
Divisão de Zoonoses vacina mais
de 500 animais na Califórnia

Dando continuidade ao Projeto “Zoonoses vai ao seu bairro”, a Divisão de Controle de Zoonozes (DCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna vacinou, só no último fim de semana, nada menos do que 529 animais domésticos (400 cães e 129 gatos), que estavam sem a vacina anti-rábica, sobretudo os que nasceram depois da última campanha de agosto do ano passado.

O trabalho, que mobilizou veterinários, tratadores e pessoal de apoio foi executado durante todo o dia de sábado, no bairro Califórnia, e serviu também para orientar a comunidade sobre os cuidados que se deve ter para garantir a saúde de seus animais de estimação.

O administrador da DCZ, Joilson da Cruz Rosa, disse que está entusiasmado com a participação da comunidade, que tem se conscientizado e aderido ao projeto, seja levando seus animais para a imunização ou para tirar dúvidas quanto a outros tipos de doença que afetam os bichos.

Só este ano, segundo ele, já foram vacinados mais de 1500 animais dentro do Programa Zoonoses em seu Bairro. Ele informa que o trabalho consiste não apenas em vacinar, mas também controlar, evitar e reduzir indices de doenças infectocontagiosas que atacam animais e podem atingir o homem, a exemplo da raiva canina.

“A doença não tem cura, mas pode ser evitada com cuidados simples como a vacina, que é distribuida gratuitamente tanto na Divisao de Zoonoses quanto nas campanhas anuais e nos mutirões realizados mensalmente em Itabuna”.

Texto: Rosi Barreto Fotos: Waldyr Gomes

qualificação da guarda municipal

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), presidiu nesta terça-feira (25), no auditório da FTC, a aula inaugural do curso de formação da Guarda Civil Municipal, em paralelo ao lançamento do Programa de Cursos da Escola de Gestão Pública e ao lançamento do Plano de Valorização do Servidor Municipal, ações coordenadas pela Secretaria de Administração. Também foram entregues nove medalhas de honra ao mérito aos guardas civis mais antigos em atividade e o certificado aos profissionais qualificados para a Ronda Escolar, que tem a missão de proteger 110 unidades da rede municipal de ensino.

Azevedo destacou a importância do curso de formação e da profissionalização da Guarda Civil, que tem um efetivo de 250 homens e mulheres, servindo como uma referência para a população e para a proteção do patrimônio público. “Uma missão que exige preparo e implica em ações voltadas para a segurança publica, exigindo uma postura própria, com obediência a hierarquia e à disciplina”.

Ao anunciar que Itabuna terá num prazo de dois anos a melhor, mais preparada e melhor equipada guarda municipal da Bahia, o secretário de Administração, Gilson Nascimento, destacou ao proferir a aula inaugural do curso, que 21 anos após sua criação a Guarda Civil Municipal atinge a maturidade com um efetivo integrado por profissionais concursados e que terão um curso específico de formação com 460 horas-aula, fruto de muito trabalho junto ao Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci).

A GCM terá o seu quartel inaugurado em 28 de julho e será equipada mais oito motos, uma caminhonete Ranger e mais dois veículos de apoio, que serão utilizados nas rondas e na proteção de mais de 370 prédios e equipamentos da administração municipal, incluindo escolas e postos de saúde.

O secretário apresentou também um estudo com um perfil dos integrantes da Guarda Civil, que tem 85% do seu contingente formado por profissionais com nível médio e tem hoje em seus quadros profissionais de nível superior e até pós-graduados. Outro dado importante até mesmo para acompanhamento dos módulos do curso é que 97% do efetivo tem acesso à internet e 90% tem menos de três anos no serviço. A maioria dos guardas é evangélica e 96% têm menos de 50 anos.

Na solenidade falaram ainda o coordenador do curso, o Capitão PM Fábio Roberto Ferreira, além do professor José Roberto, da Métodos Consultoria e Capacitação, uma empresa itabunense que realiza o curso nos seus diversos módulos, além do diretor geral da FTC, Cristiano Lobo, destacando a importância da parceria com o poder público no atendimento das demandas da sociedade local e regional.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes

Exploração sexual infantil terá Lei e, Itabuna



A cidade de Itabuna deu um passo importante para implementar uma lei de proteção às crianças contra a violência e a exploração sexual. Um plano com esse objetivo foi entregue nesta segunda-feira (24), por representantes do governo e de entidades da sociedade civil organizada, ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O documento será encaminhado ao prefeito José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), que o enviará à Câmara de Vereadores para votação.

Ao receber o plano, a presidente do CMDCA, Celeste Seara, destacou a necessidade de se realizar uma ação preventiva contra a exploração infantil, buscando envolver as famílias. Outra medida importante é incentivar o funcionamento de escolas em regime de tempo integral, a fim de reduzir a ociosidade e a consequente vulnerabilidade das crianças e adolescentes.

“Não se concebe a ideia de criança estar sendo violentada, prejudicada pela exploração sexual”, afirma Celeste. Segundo ela, percebe-se uma falta de afetividade em muitas famílias, o que vê como um fator que cria ambiente propício aos abusos. “A relação família-criança precisa ser trabalhada com maior frequência, pois muitas crianças saem de casa por qualquer necessidade”, constata a presidente do Conselho.

Celeste Seara explica que o plano vai permitir a implementação de estratégias com apoio institucional. Para a presidente dos conselho, “as crianças são prejudicadas pela falta de políticas públicas”. Ela acrescenta que as propostas ainda serão discutidas com a sociedade, antes de ser convertidas em lei.

A participação da comunidade nas ações de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil é considerada fundamental. Uma das formas de colaborar é denunciando os casos de crianças vitimadas pela violência. As informações podem ser encaminhadas para o Conselho Tutelar (telefone: 3613-1124) e não é necessária a identificação do informante.

Texto: Ricardo Ribeiro / Reportagem: Oswaldo Bispo / Fotos: Waldyr Gomes

BB Educar promove
encontro e ação cultural

Artistas, artesãos, índios tupinambás, quilombolas, entre outros segmentos que atuam na área cultural e social, participaram nesta quinta-feira (25), na AABB de Itabuna, da II Ação Cultural, evento voltado para a formação continuada de alfabetizadores que participam do projeto educativo “BB Educar EU Cidadão”. A iniciativa resulta de parceria entre Banco do Brasil e Prefeitura, através da Secretaria de Educação, visando a alfabetização de jovens e adultos como fator de inclusão social.

O secretário municipal de Educação, Gustavo Lisboa, destacou a importância e a dimensão do projeto, que reúne no mesmo espaço o debate sobre a formação dos alunos, complementado com um trabalho cultural, tendo como foco central a cultura popular em suas mais diferentes formas de expressão.

Ele defendeu o investimento na formação continuada dos profissionais da educação, por considerar que ela ratifica e oferece ao educando a oportunidade de socializar, não só com a habilidade e a competência para a leitura e a escrita, mas também através do humanismo, em relação a todas as questões que dizem respeito a si mesmo e ao outro.

Para Gustavo Lisboa, essa é mais uma oportunidade que o BB Educar está dando à melhor formação de professores, educadores e coordenadores, “numa luta permanente e de ação contínua para a melhoria da construção da cidadania em nossa cidade.”

Na agenda do encontro, que teve a participação de representantes do Banco do Brasil e da Associação Atlética Banco do Brasil, foram discutidos entre os coordenadores, professores e educadores envolvidos no projeto, a importância do processo de alfabetização e seus reflexos para a sociedade como um todo.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes

Ascom/Itabuna

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...