sexta-feira, 28 de maio de 2010

Falta de Prefeito em Buerarema deixa a população em pé de guerra


Não suportando mais o desmando político no município, perdendo a paciência pela inércia da Justiça Eleitoral, a população de Buerarema está em pé de guerra. Os protestos na manhã desta sexta-feira, 28, deixaram muitos prejuízos e destruição que estão sendo contabilizados.

Os manifestantes invadiram a sede da Câmara Municipal e destruíram tudo que viam pela frente e com o uso de combustíveis, atearam fogo no prédio do Legislativo. Na Prefeitura Municipal os manifestantes também destruíram vários móveis e muitos projetos que foram consumidos pelo fogo.

O incêndio somente foi controlado porque contou com a presença do Corpo de bombeiros da cidade de Itabuna, distante do local há 18 quilômetros.

A revolta de parte da população chamou a atenção de todos os veículos de Comunicação do Sul da Bahia que se deslocaram para o local. As cenas de guerra em Buerarema foram mostradas através da TV Cabrália e Santa Cruz, ambas de Itabuna.

O motivo do protesto era dirigido a uma decisão do juiz Eserval Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral, que determinou a mudança da administração municipal em menos de dez dias, pois em 17 de maio, deste ano, o prefeito eleito em 2008, Mardes Monteiro, retornou ao cargo, garantido por uma sentença do juiz Antônio Hygino Filho.

O Prefeito estava afastado desde julho de 2009, devido à cassação do registro de candidatura em decorrência do julgamento de contas irregulares em uma gestão anterior.

Durante este período quem exercia o cargo de Prefeito era o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Bomfim.

Na ultima quarta-feira, 26, nova decisão do caso pelo TRE, que determinou o retorno de Eudes Bomfim ao cargo, substituindo Mardes (PT) (motivo do protesto!).

Com tanta mudança e tanto vai provocou indignação entre os moradores, que sob protesto de vandalismo resolveram destruir o patrimônio público.

Os vândalos também queriam destruir e depredar a casa do presidente do legislativo municipal e atual Prefeito (Determinado pela Justiça Eleitoral) Eudes Bomfim, mas foi evitado devido à ação enérgica dos policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar, que além dos bombeiros ajudaram a controlar a situação que estava descontrolada e tensa de muitos moradores a maioria eleitores de Mardes Monteiro.

Expressaounica constatou que na realidade a população de Buerarema, distante de Salvador 450 quilômetros, quer que o TRE marque nova eleição para acabar com esse impasse que já está completando 12 anos:

“Uma questão que só leva prejuízo a nossa população que procura emprego e não acha que procura um Prefeito e não acha... Por isso estamos perdendo nossos jovens para outras cidades do país” diz José Pinheiro, empresário do local.

“Se não for mantido a ordem, a exemplo do que já aconteceu na Serra do Padeiro, outro episodia por questões de terras, e esse político não vai acabar bem o final dessa questão. Se o TRE não tomar logo uma posição, aqui vai acontecer o pior” diz Jota Jorge (Cocó), policial militar, filho da terra, chamando a atenção das autoridades.

Fotos: Pimentanamuqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...