segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA COMPLETA 30 ANOS DE EXISTENCIA

Foto Arquivo, um recital na praça poeta José Bastos
Fundado em 20 de Janeiro de 1991, portanto completando 30 anos de existência nesta quarta-feira,  o Clube do Poeta Sul da Bahia, se consagrou, mesmo com às adversidades, em resgatar a poesia grapiúna e, também, incentivando e ajudando muitos poetas a lançarem seus livros. A partir desse trabalho, também realizado nas escolas, centenas de alunos aprenderam a amar a poesia, através dos recitais do grupo de poetas desta entidade.

Devido a esse projeto, ao longo desses trinta anos, o Clube, que nasceu na sala de redação do extinto Diário de Itabuna, entre vários poetas, que ali se reuniam, na Praça José Bastos, da necessidade de se criar uma entidade que resgatasse e representasse a nossa poesia grapiúna. Assim que nasceu escolheu o poeta, jornalista e advogado Telmo Padilha, como seu patrono, ainda em vida e, hoje, in-memorem,   

Com essas ações, o Clube do Poeta Sul da Bahia foi reconhecido pela Câmara Municipal de Itabuna, como de Utilidade Pública Municipal, num projeto do saudoso vereador Roberto de Souza e aprovado por unanimidade. Mas sempre sentindo a omissão do Executivo, durante todo esse tempo, que não atendeu ao apelo dos seus sócios e diretores em relação a doação de uma sede, mesmo com vários ofícios encaminhados ao chefe do executivo de governos passados. 

Aldo Bastos

Dia 20, próximo também transcorre o aniversário do grande poeta e ator, Aldo Bastos que foi o segundo presidente desta entidade, substituindo, ao saudoso, também, poeta, jornalista e professor Juarez Vicente Silva de Carvalho, que foi o seu primeiro presidente.  Aldo Bastos é um dos maiores nomes da arte cênica de nossa cidade, de nossa região e por quê não do Brasil?. Parabéns, Aldo Bastos a poesia grapiúna lhe saúda.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...