quinta-feira, 28 de maio de 2026

Flavio Bolsonaro nos Estados Unidos:

 Após Trump, Flávio se reuniu com o vice JD Vance e secretário de Estado Marco Rubio, 

Flávio Bolsonaro se reuniu por 30 minutos com o secretário de Estado Marco Rubio
Chanceler brasileiro levou 9 meses para conseguir ser recebido por Rubio

Do 'Diario do Poder - Um dia depois da conversa de cerca de 1h40 com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o  senador e pré-candidato a presidente Flavio Bolsonaro (PL) manteve reuniões nesta quarta-feira (27) com o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio.

Além das reuniões com essas autoridades, o senador também se encontrou com vice-secretário de Estado Christopher Landau e Darren Beattie, conselheiro do governo dos Estados Unidos para assuntos brasileiros e que alvo de hostilidades do governo Lula, proibindo-o de vir ao Brasil para visitar na prisão o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nenhuma dessas reuniões estava prevista quando o senador desembarcou em Washington, segunda-feira (25), após ser convidado pelo presidente norte-americano para uma conversa na Casa Branca.

Mauro Vieira esperou 9 meses


No caso da reunião com o secretário de Estado Marco Rubio, que durou cerca de 30 minutos, Flávio Bolsonaro chegou a bater um recorde de rapidez para ser confirmada.

Após a posse do governo Trump, o embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores de Lula (PT), insistiu durante exatos nove meses para conseguir ser recebido em 21 de janeiro de 2025 pelo secretário de Estado, mesmo assim em encontro-relâmpago para registro fotográfico.

Assim como o fez na conversa com Trump, Flávio também manifestou a Marco Rubio apoio à possibilidade de a Casa Branca classificar como organizações terroristas as facções criminosas “PCC” e Comando Vermelho. A posição de Flávio é oposta a de Lula, o que levou a oposição a acusar o petista de proteger o crime organizado no Brasil.

Durante sua conversa com J.D. Vance, o vice-presidente se interessou pelas iniciativas do regime brasileiro contra a liberdade de expressão no Brasil.

Mais cedo, Flávio visitou o Departamento de Estado, onde foi recebido pelo vice-secretário Christopher Landau e pelo conselheiro do governo Trump para assuntos do Brasil,

ADÉLIA DEFENDE TARIFA ZERO EM TROCA DE SUBSÍDIO PÚBLICO AO TRANSPORTE

Pré-candidata a deputada federal cita exemplo de Ilhéus, onde Prefeitura paga mais de R$ 26 milhões a empresas

Adélia 

A professora e médica Adélia Pinheiro afirma que a implementação da gratuidade no transporte público dos municípios deve ser tratada como agenda prioritária do País. “Defendo a tarifa zero como prioridade. Isso é possível. No Brasil, mais de 180 municípios já adotaram essa política”, afirmou, nesta quarta-feira (27), em entrevista ao De Olho na Cidade, programa da rádio web EJN, de Ilhéus.

A pré-candidata a deputada federal (PT) citou o exemplo da Prefeitura de Ilhéus, que destinou R$ 26.400.000 por ano às duas concessionárias do transporte público. “Ilhéus foi um dos municípios que optou, recentemente, por fazer o pagamento de um valor – não pequeno – à empresa de transporte público, sem que esse valor se revertesse em qualquer benefício à população de forma visível”, criticou.

Para Adélia, com apoio do Governo Federal, os municípios são capazes de viabilizar a tarifa zero, mesmo sem aumento de impostos, desde que o direito ao transporte seja uma prioridade da gestão de cada prefeitura.

Também argumentou que ter ou não a garantia do direito à mobilidade impacta diretamente na vida das pessoas, no campo e nas cidades. Ainda com o exemplo de Ilhéus, citou o extenso território do município e as dificuldades dos moradores de distritos afastados da sede, como Banco Central, Inema e Pimenteira, para acessar a zona urbana.

“Tem gente que mora no Salobrinho e nunca pôde olhar a praia, por falta de recurso para se movimentar dentro do município. Tem gente que precisa do serviço de saúde e não tem dinheiro para se movimentar com transporte público e acessar o serviço de saúde”, acrescentou. Ascom.

Câmara de Ilhéus aprova projeto de lei que garante reajuste aos servidores públicos municipais

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão da última terça-feira (26/05), o Projeto de Lei (PL) nº 38/2026, de autoria do Poder Executivo, que concede um reajuste de 4,26% aos servidores públicos municipais, relativo à Revisão Geral Anual. A reposição é retroativa a abril e concedida a efetivos ativos, aposentados e pensionistas.

O PL ainda garante reajuste remuneratório de 8%, a ser pago entre os anos de 2026 e 2028 - 1,5% a contar de 1º de janeiro de 2026; 1,5% a partir de 1º de janeiro de 2027; e 5% a partir de 1º de janeiro de 2028.

A proposta aprovada ainda prevê um acréscimo de R$ 30,00 ao valor do ticket-alimentação, que era de R$ 700,00 e passa a ser de R$ 730,00. O aumento é retroativo a 1º de janeiro e, segundo o documento, as diferenças deverão ser pagas ao longo deste ano.

O projeto também estabelece ajuda de custo de 50% do valor da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a servidores ativos que exercem a função de motorista e outra de 30% sobre o salário-base para quem possui residência no perímetro urbano da sede do município e esteja lotado em distritos e povoados de difícil acesso.

A matéria ainda define que a incidência da insalubridade e a periculosidade será sobre o salário-base, mediante o estabelecimento de critérios legais, e que as horas extras trabalhadas aos sábados, domingos e feriados passam a ser contabilizadas no percentual de 100%.

De acordo com a matéria, a Revisão Geral Anual foi definida de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e todas as propostas foram fruto de uma negociação entre o Poder Executivo e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (SINSEPI). Representantes da entidade sindical participaram da sessão para acompanhar a votação. Ascom.

 

quarta-feira, 27 de maio de 2026

ITABUNA EM FOCO

Prefeito Augusto Castro sanciona Lei sobre destinação dos recursos financeiros de precatórios do FUNDEF

Prefeito Augusto Castro 
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei nº 2.163, de 18 de maio, sobre a destinação, aplicação e fiscalização dos recursos financeiros oriundos de acordo direto com a União, com a quitação dos e precatórios judiciais decorrentes de complementação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), homologado pela 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal.

O desbloqueio judicial dos recursos aconteceu em janeiro deste ano, depois de intensas tratativas do prefeito em Brasília, o que é considerado vitória para a educação do município e, principalmente, para professores da Rede Municipal de Ensino com vínculo estatutário, entre 1998 e 2006.

Os precatórios do FUNDEF são dívidas da União com estados e municípios originados por repasses a menor do fundo, neste período, resultando em ações judiciais para corrigir o cálculo do valor mínimo por aluno. Foram transferidos recursos no valor de pouco mais de R$ 208 milhões para a conta da Secretaria Municipal da Educação, entre principal e juros.

Para efeitos de aplicação da Lei, consideram-se 60% do principal R$40.595.855,98 recebido pelo município em 3 de fevereiro de 2026, acrescido dos rendimentos próprios da data em que foi depositado até a data de pagamento do rateio aos beneficiários. Caso o tempo destinado à operacionalização do rateio não gere rendimento bancário suficiente, será destinado, sempre, o valor mínimo de  R$3.000.000,00, tido como base para o valor de correção.   

Os recursos correspondentes aos 40%  do valor principal deverão ser utilizados para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino de Itabuna, vedado o pagamento de vencimentos, remunerações, acréscimos pecuniários ou indenizatórios aos profissionais do magistério, ou passivos administrativos e judiciais.

A Lei Municipal também define critérios de destinação de aos profissionais do Magistério da Educação Básica dos 60% dos valores tidos como principal, relativos aos recursos devidos pela União ao Município, por meio do adimplemento do acordo, a título de complementação do FUNDEF, a serem distribuídos em conformidade com as diretrizes fixadas no julgamento da ADPF nº 528-DF e no art. 47-A da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, acrescido pela Lei Federal nº 14.325, de 12 de abril de 2022.

Os prazos e critérios a serem estabelecidos, para efeito de habilitação dos beneficiários na forma da Lei, bem como os procedimentos, serão definidos por meio de Decreto do Poder Executivo e Edital de Habilitação a ser publicado pela Secretaria Municipal da Educação  no Diário Oficial do Município, contendo lista de identificação, jornada de trabalho (horas semanais) a que esteve submetido e período de efetivo exercício das funções na rede pública municipal, dos profissionais habilitados a receber o precatório.

 A Lei estabelece que se encontram habilitados à percepção do rateio do valor previsto os profissionais do Magistério da Educação Básica que ocuparam cargo público efetivo, emprego público, cargo comissionado do Quadro do Magistério, professores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, e que se encontravam em efetivo exercício na Educação Básica da Rede Pública do Município no período. Um Edital de habilitação será publicado brevemente.

A Administração Municipal assegurará a transparência integral dos atos relacionados à destinação, rateio e pagamento dos recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF garantindo à sociedade e aos órgãos de controle externo pleno acesso às informações pertinentes, inclusive por meio da criação de seção específica e de fácil acesso no Portal da Transparência do Município. Além disso, contará com o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/FUNDEB), o Conselho Municipal de Educação (CME), o Ministério Público e os órgãos de controle interno que terão acesso irrestrito aos dados, documentos e procedimentos relacionados à aplicação dos recursos de que trata esta Lei, podendo fiscalizar, requisitar informações, realizar auditorias e acompanhar todas as etapas do processo.

Link: https://encurtador.com.br/lBfH

Secom 

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Audiência pública discutirá ações para a segurança no trânsito em Ilhéus

Encontro integra a programação do Maio Amarelo e reunirá representantes do poder público, instituições e sociedade civil

A Câmara Municipal de Ilhéus realizará, na próxima sexta-feira (29), às 8h30, uma audiência pública para debater medidas voltadas à segurança no trânsito. A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo, movimento internacional que promove a conscientização para a redução de acidentes e a preservação de vidas. A audiência foi convocada a partir do Requerimento nº 276/2026, de autoria da vereadora Rúbia Carvalho.

A Prefeitura de Ilhéus participará das discussões por meio de representantes da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), contribuindo com o debate sobre mobilidade urbana, educação para o trânsito e prevenção de acidentes no município.

Durante o encontro, serão discutidas propostas para ampliar a segurança viária, incentivar comportamentos responsáveis entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de fortalecer ações educativas e preventivas.

A audiência também busca ampliar o diálogo entre órgãos públicos, instituições e a sociedade, promovendo a construção conjunta de iniciativas voltadas à redução dos acidentes e à melhoria da convivência no trânsito.

O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, localizado na Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro. A população poderá acompanhar os debates presencialmente ou pela transmissão ao vivo no canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube.

Materno-Infantil destaca Maio Furta-Cor com lançamento de projeto que visa reduzir sofrimento emocional relacionado à gestação de alto-risco

A saúde mental de gestantes e puérperas foi o tema central de uma roda de conversa realizada no final da manhã desta quarta-feira (27), no Ambulatório do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, unidade do governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). A ação integra as atividades da campanha Maio Furta-cor, dedicada à conscientização sobre o bem-estar emocional das mães.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que uma em cada cinco mulheres enfrenta algum transtorno mental entre o início da gestação e o primeiro ano de vida do bebê, sendo a ansiedade o quadro mais comum — e o mais subnotificado.

Impactos

Durante o encontro, a psicóloga Danielle Mattos explicou que a ansiedade traz impactos profundos e sintomas físicos reais, como taquicardia, tontura, tensão muscular e falta de ar. A especialista alertou que a ausência de uma rede de apoio agrava o risco de depressão perinatal e reforçou a necessidade de uma divisão justa nas tarefas. “A presença do pai, do companheiro ou de um familiar é fundamental neste momento”, assegurou.

Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMIJS, a enfermeira Ayalla Campos, destacou que a campanha Maio Furta-Cor foi idealizada em 2019 e lançada nacionalmente em 2021. Hoje, o movimento atua o ano inteiro e já se transformou em uma organização da sociedade civil que articula profissionais, instituições e mães pelo Brasil e em outros países.

Ansiedade e medo*

Jucima Gonçalves tem acompanhamento permanente no ambulatório. Sofre com pressão alta e diabetes. Está na quarta gestação. As três primeiras evoluíram para aborto. “Convivo com ansiedade, medo, angústia. Penso que pode acontecer de novo. Tudo que passei antes foi muito traumático”, confessa.

“As transformações do corpo representam sempre um sinal de alerta. Sinto uma dor na coluna e logo me pergunto: será que tá acontecendo de novo?”. O apoio recebido da equipe do ambulatório tem sido fundamental para combater a ansiosidade e o medo. Com 32 semanas de gestação, ela diz que, apesar de todas as lembranças negativas, está pronta para viver o grande momento da sua vida.

Projeto inovador

O alerta sobre o tema levou a psicóloga Fernanda Brandão, que também integra a equipe do hospital, a desenvolver um projeto de implementação do Pré-Natal Psicológico (PNP), no Ambulatório de Gestação de Alto Risco do HMIJS, integrando-o às ações de cuidado materno-infantil já existentes na instituição. A proposta é fundamentada na necessidade crescente de assistência perinatal em contextos de vulnerabilidade obstétrica, prematuridade, internações prolongadas e risco neonatal.

Fernanda explica que o objetivo principal do projeto é identificar sintomas de ansiedade e depressão perinatal nas pacientes atendidas e acolhidas pela instituição. A proposta é reduzir o sofrimento emocional relacionado à gestação de alto-risco, favorecendo a adesão ao pré-natal e tratamento multiprofissional, fortalecendo o vínculo mãe-bebê, preparando a gestante emocionalmente para o parto, internação e até uma possível convivência com o ambiente da UTI Neonatal. “A proposta é desenvolver um plano de cuidado psicossocial, reduzindo crises emocionais durante as internações, garantindo a continuidade do acompanhamento pós-parto”, revela.

Referência

A iniciativa foi apresentada esta semana e será colocada em prática ainda em junho. Já ganhou a adesão da Comissão de Humanização do hospital, com contribuição de outros profissionais. O Materno-Infantil conta 105 leitos de internação e capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. É a única unidade hospitalar da Bahia habilitada pelo Ministério da Saúde para atendimento aos Povos Originários. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. - Ascom. 

Irã executa mulher que deu à luz na prisão e o Brasil silencia sobre atrocidades

É a sexta mulher assassinada pelo regime só este ano; foram 48 em 2025

Narges Mohammadi, ganhadora do Nobel da Paz de 2023 e encarcerada pela ditadura dos aiatolás.

Do -Diário do Poder - A ditadura iraniana segue matando seus próprios cidadãos, com destaque para cidadãs acusadas de supostamente atentarem contra seus maridos, sob o mais constrangedor silêncio de entidades de defesa das mulheres no Brasil e na Europa.

Em comunicados distintos, as organizações de defesa dos direitos humanos Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, e Hengaw, vozes isoladas, informaram que o regime dos aiatolás executaram uma jovem mãe de 28 anos de idade que deu à luz na prisão. Ela é acusada, claro, de haver matado o marido com soníferos.

Assim como ignorou até mesmo o assassinato frio e covarde de jovens brasileiros por terroristas do Hamas, durante o ataque de 2023, o governo Lula nem sequer manifestou “preocupação” com as mulheres executadas pelo regime dos aiatolás, do qual o petista se considera aliado.

A mulher foi presa grávida há três anos e o filho já tem dois anos de idade e está sob os cuidados da avó materna. Ela é a sexta mulher executada somente este ano. Em 2025, foram 48 mulheres mortas a mando do regime ditatorial dos aiatolás por supostamente atentarem contra maridos ou noivos.

A presa mais conhecida, ainda não executada, é Narges Mohammadi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2023. No cárcere, ela teve diagnóstico de grave problema cardíaco, sofreu um infarto após uma greve de fome que a fez perder 19 quilos

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias: Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade Hist...