sábado, 16 de maio de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Cemitério de Castelo Novo passa por ações de limpeza e manutenção

Serviços garantem mais organização, conservação e cuidado com o espaço

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou serviços de limpeza e manutenção no cemitério do distrito de Castelo Novo. As equipes executaram roçagem, limpeza  e retirada de entulhos.

A manutenção regular dos cemitérios é fundamental para a saúde pública, pois elimina locais que acumulam água e podem virar focos de mosquitos transmissores de doenças. Além disso, a limpeza preserva as estruturas do cemitério e evita danos às sepulturas causados pelo crescimento da vegetação.

A ação integra os serviços de manutenção realizados pela Prefeitura de Ilhéus no município, contribuindo para a qualidade de vida da população e para a conservação dos espaços públicos.

 Ilhéus amplia promoção econômica e turística durante participação no INDEX 2026

Município apresentou produtos regionais, fortaleceu parcerias e participou de rodadas de negócios no maior evento da indústria do Nordeste

A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Turismo e Agricultura e Pesca, encerrou a participação no INDEX 2026, realizado entre os dias 6 e 8 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. O evento reuniu representantes da indústria, comércio, serviços e inovação de várias regiões do estado.

Durante a programação, Ilhéus contou com a participação de 19 expositores dos setores de cacau, chocolate, artesanato, hotelaria, produtos regionais e comunidades de base. O município também apresentou ações voltadas ao turismo, à inovação e ao fortalecimento da economia local.

A gestão municipal estruturou dois estandes institucionais para divulgar as potencialidades econômicas e turísticas da cidade, aproximando produtores, empreendedores, investidores e visitantes. A participação buscou ampliar oportunidades de negócios, fortalecer a produção regional e incentivar novos mercados para os empreendedores locais.

Segundo dados divulgados pela organização, o INDEX 2026 reuniu mais de 300 expositores e cerca de 30 mil visitantes. O evento movimentou mais de R$ 200 milhões em negócios durante os três dias de programação.

A edição deste ano também destacou a participação das micro e pequenas empresas, com presença majoritária de empreendedores do interior da Bahia. Setores como alimentação, artesanato, tecnologia, vestuário e economia criativa estiveram entre os principais destaques.

Para o município, a participação no INDEX 2026 reforça a estratégia de integração entre desenvolvimento econômico, valorização da produção regional e promoção do destino turístico.

Caminhada do Maio Laranja reforça combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Iniciativa promove informação, orientação e incentivo à denúncia

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, participou da Caminhada da campanha Maio Laranja – Faça Bonito, nesta quinta-feira (15). A mobilização conscientizou a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O percurso teve início na Praça Euler Ázaro, em frente ao Estádio Mário Pessoa, saindo em direção à Praça Cairu e ruas do Centro, até chegar à Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião.

A campanha Faça Bonito promove informação, orientação e incentivo à denúncia de casos de violência, conforme destaca a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Sayonara Machado. "É uma iniciativa que também destaca o papel das famílias, escolas, instituições e toda comunidade na construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para crianças e adolescentes", disse.

A Prefeitura de Ilhéus mantém ações voltadas ao fortalecimento da rede de proteção social, com atividades educativas, campanhas de conscientização e serviços de apoio às famílias, reafirmando o compromisso do município com a garantia de direitos da infância e da juventude.

Sutram realiza fiscalização em veículos do transporte escolar em Ilhéus

Fiscalização avaliou condições do serviço prestado aos estudantes

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), realizou na manhã deste sábado (16) uma fiscalização na garagem da concessionária DZset Transporte, responsável pelo serviço de transporte escolar do município.

Durante a vistoria, as equipes verificaram as condições mecânicas, elétricas e internas dos veículos utilizados no atendimento aos alunos da rede municipal. Também foram analisados documentos, autorizações, itens de segurança, estado de conservação e a regularidade dos cursos e licenças dos condutores.

O diretor-geral da Sutram, Fabricio Nascimento, destacou que a fiscalização é importante para manter a segurança dos estudantes e o bom funcionamento do serviço. “O transporte escolar exige acompanhamento permanente. A fiscalização ajuda a garantir que os veículos estejam em condições adequadas de circulação e que o serviço seja prestado com responsabilidade e segurança para os alunos”, afirmou. Em caso de irregularidades, a Sutram realiza a autuação e notifica a empresa para as providências cabíveis.

A ação integra o trabalho de acompanhamento do transporte escolar realizado pelo município, garantindo mais segurança aos estudantes, prevenção de riscos e qualidade no serviço oferecido à população 'Sucom 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA RM FOCO

Publicado Aviso da Concorrência para construção de Estação de Transbordo na área do Centro Comercial A Prefeitura de Itabuna publicou na edi...