Ilhéus recebe patinetes elétricos e amplia opções de mobilidade urbana
200 unidades chegaram nesta terça-feira (23) e já estão disponíveis para uso da população
A cidade de Ilhéus passou a contar, a partir desta terça-feira (23), com patinetes elétricos como nova alternativa de deslocamento urbano. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a empresa JET, multinacional do setor de micromobilidade, que realizou a entrega inicial de 200 equipamentos, recebidos pelo prefeito Valderico Junior, na Praça Dom Eduardo.
A entrega também contou com a presença da vice-prefeita Wanessa Gedeon e da primeira-dama Thais Paula. Com a implantação do sistema, Ilhéus se torna a segunda cidade da Bahia a adotar esse tipo de tecnologia — a primeira é Salvador.
Os patinetes já estão disponíveis para uso, em período de teste, permitindo a retirada e devolução de forma prática e segura através do aplicativo da empresa.
A previsão é que a cidade tenha 600 unidades. Em contrapartida, a JET disponibilizará patinetes para uso da Guarda Civil Municipal e da Sutram, reforçando a atuação nas ruas.
A Prefeitura de Ilhéus orienta que os usuários fiquem atentos às regras de utilização dos patinetes, que incluem normas de segurança, circulação e estacionamento.
O novo serviço amplia as alternativas de deslocamento para trajetos curtos, contribuindo para a mobilidade urbana e a redução de impactos ambientais- Fotos: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus firma acordo com sindicatos para garantir pagamento da recarga natalina
Reunião realizada nesta quarta-feira (24) pautou solução jurídica para o benefício
A Prefeitura de Ilhéus se reuniu, nesta quarta-feira (24), com representantes das entidades sindicais para tratar de entraves que vinham impedindo o pagamento da recarga natalina aos servidores municipais sindicalizados. Entre os principais pontos discutidos estiveram a pendência do benefício referente ao ano de 2024, deixada pela gestão anterior, e a existência de inconsistências jurídicas que comprometiam o pagamento da recarga natalina em 2025.
Durante o encontro, foi destacado que a ausência de uma regulamentação clara gerava insegurança jurídica tanto para a administração quanto para os servidores.
Diante desse cenário, a solução encontrada pela gestão do prefeito Valderico Junior foi o envio de um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Ilhéus para garantir o pagamento das recargas natalinas retroativas aos anos de 2024 e 2025 e o reconhecimento permanente do direito a partir de 2026.
A proposta foi bem recebida pelas entidades sindicais — APPI, SINSEPI, SINDATRAN, SINDIACS/ACE e SINDGUARDA — que reconheceram a importância do diálogo e da iniciativa para resguardar um direito dos servidores sindicalizados.
Ao fim, a reunião reforçou o compromisso da Prefeitura com a transparência, o diálogo e a valorização dos servidores públicos. Sucom. .





Nenhum comentário:
Postar um comentário