terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Bebês ganham figurino natalino no Materno-Infantil de Ilhéus e encantam ambiente hospitalar

O espírito natalino invadiu as UTIs do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Em um gesto de puro carinho, os pequenos pacientes das unidades Neonatal, Intermediária e Pediátrica ganharam figurino natalino, vestindo roupinhas e gorros temáticos que emocionaram as famílias que aguardam a alta hospitalar.

A iniciativa, que partiu das equipes de enfermagem e fisioterapia, incluiu um ensaio fotográfico para eternizar o primeiro Natal desses bebês. As peças foram confeccionadas manualmente pela fisioterapeuta Aline Cerqueira e rigorosamente esterilizadas pelo Centro de Material e Esterilização (CME) da unidade, garantindo total segurança.


Ambiente acolhedor

“A proposta é que, mesmo no ambiente hospitalar, o simbolismo do Natal e a esperança tragam conforto e ajudem a aliviar a tensão das famílias neste momento”, destaca Aline Cerqueira. Já a diretora Domilene Borges reafirma que a proposta do hospital é tornar o ambiente cada vez mais humanizado e acolhedor.

Para além desta iniciativa nas UTIs, a unidade ganhou decoração natalina e, por iniciativa dos próprios funcionários, foi incentivada uma arrecadação de alimentos, que se encerra nesta quarta-feira (23). Os donativos serão entregues nesta quinta-feira (24) a pacientes internados na unidade e a orfanatos do município.

Referência

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio desenvolve um projeto pautado na humanização do cuidado, na garantia dos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), princípios que norteiam a atuação da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Além da realização de partos e internações, o hospital oferece atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia.

A unidade funciona também como polo de desenvolvimento em ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. É o único hospital da Bahia especializado no atendimento aos povos indígenas do estado.-Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador defende CPI sobre contrato do Master com escritório da esposa de Moraes

Alessandro Vieira acha que também atiação do ministrp em favor do banco deve ser apurada Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) - Foto: Agência ...