segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Chico França critica queda do PIB de Itabuna e defende atração de indústrias para retomada do desenvolvimento

Chico França, pre-candidato a deputado estadual; uma esperança regional.
O engenheiro civil e ex-candidato a prefeito de Itabuna, Chico França, concedeu entrevista nesta segunda-feira (22) ao programa Jornal Interativa News, da Interativa FM, apresentado pelo comunicador Fábio Ferreira. Durante a conversa, Chico fez duras críticas à atual situação econômica do município e defendeu ações mais efetivas do poder público para impulsionar o desenvolvimento local.

Logo no início da entrevista, Chico França se mostrou preocupado com a queda do Produto Interno Bruto (PIB) de Itabuna, atribuindo parte do problema à falta de investimentos estruturantes. Para ele, é fundamental que o prefeito busque indústrias fora do município, destacando que “o prefeito tem que viajar” em busca de novos empreendimentos capazes de gerar emprego e renda.

Ao ser questionado sobre o Centro Industrial de Itabuna (CITA), Chico foi enfático ao afirmar que o espaço se encontra em situação crítica. Segundo ele, o CITA “hoje parece uma favela”, contando com apenas três ou quatro pequenas indústrias, o que estaria muito aquém do potencial econômico da cidade. O engenheiro ressaltou ainda que apenas o comércio não é suficiente para promover o desenvolvimento econômico, lembrando que Itabuna já perdeu posições importantes no ranking econômico estadual para outros municípios da região, inclusive Ilhéus.

Outro ponto abordado foi a chegada dos supermercados atacadões. Chico reconheceu que esses empreendimentos geram empregos, mas alertou que não geram renda significativa para o município, já que grande parte dos recursos arrecadados em Itabuna acaba sendo investida fora da cidade, sem retorno efetivo para a economia local.

Empresário da construção civil, Chico França destacou a importância do setor como motor do desenvolvimento, afirmando que a área é uma das que mais geram emprego e renda, contribuindo diretamente para o crescimento do município quando bem estimulada.

No campo político, Chico fez um apelo à população para que eleja representantes comprometidos com Itabuna e com a região. Ele aconselhou o eleitor a não votar em candidatos chamados por ele de “copa do mundo”, aqueles que aparecem apenas em período eleitoral e, depois de eleitos, não destinam emendas parlamentares nem benefícios concretos para a cidade.

Durante a entrevista, Chico França confirmou que é pré-candidato a deputado estadual, a convite do presidente do PL na Bahia, o ex-ministro João Roma. Ele também declarou apoio ao deputado federal Flávio Bolsonaro, defendendo sua candidatura à Presidência da República.

Encerrando sua participação, Chico França deixou uma mensagem natalina, desejando união entre os povos, além de prosperidade e progresso para Itabuna e para o Brasil em 2026, respondendo ainda a questionamentos de diversos ouvintes da Interativa FM.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França critica queda do PIB de Itabuna e defende atração de indústrias para retomada do desenvolvimento

Chico França, pre-candidato a deputado estadual; uma esperança regional. O engenheiro civil e ex-candidato a prefeito de Itabuna, Chico Fran...