sábado, 11 de outubro de 2025

TCU investiga uso da Lei Rouanet em evento de Lula e Boulos em 2024

Tribunal apura desvios de finalidade em projeto cultural patrocinado pela Petrobras

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Guilherme Boulos (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Do- Diário do Poder - O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar o uso de recursos da Lei Rouanet em um evento que contou com a presença do presidente Lula (PT) e do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), realizado em maio de 2024, no estádio do Corinthians, em São Paulo.

O ato, que celebrava o Dia do Trabalhador, foi organizado pela empresa  Veredas Gestão Cultural e teve patrocínio da Petrobras.

De acordo com o relatório técnico do TCU, há indícios de desvio de finalidade no projeto aprovado, que originalmente previa um espetáculo musical, mas teria se transformado em um ato político-partidário. Durante o evento, Lula chegou a pedir votos para Boulos, que concorria à Prefeitura de São Paulo, o que é vedado pela legislação eleitoral.

A denúncia foi apresentada pela bancada do Partido Novo na Câmara dos Deputados. O ministro Benjamin Zymler, relator do caso no TCU, determinou diligências e deu prazo de 15 dias para que a Petrobras, a empresa Veredas e o Ministério da Cultura prestem esclarecimentos.

A Petrobras afirmou que o patrocínio não se destinou a um evento específico, mas sim um festival que ocorreu em diversas cidades de São Paulo, em diferentes datas ao longo do ano de 2024, e que todos os contratos seguiram os trâmites internos e legais.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...