quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Diplomacia empresarial destravou impasse com os EUA

Fiasco da diplomacia oficial fez o setor produtivo assumir esse papel.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Do - Diario do Poder - A mudança do governo americano em relação ao Brasil decorre da “diplomacia empresarial”, que na prática ocupou o espaço do ausente governo brasileiro. O fiasco da diplomacia do Itamaraty, contaminada por ideologia, conheceu o fundo do poço: o chanceler Mauro Vieira não conseguia nem falar ao telefone com o homólogo americano. Trocaria breves palavras com Marco Rubio em agosto, 8 meses após a posse de Donald Trump. Pediu a Rubio para conversar sobre o “conversável”, sem incluir a pauta política exposta na carta de 9 de julho para Lula. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Trump havia sinalizado à diplomacia empresarial que “distensionaria” a relação com o Brasil, e o encontro casual na ONU o fez antecipar isso.

Será penoso, advertem experientes diplomatas. Haverá dedo em riste, palavras duras, mas desafio inicial é identificar as demandas dos EUA.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Direita soma 70,1% dos votos e impõe grande derrota à extrema-esquerda no Chile

2º turno será entre José Antonio Kast e Jeannette Jara, de extrema esquerda O segundo turno será entre José Antonio Kast, de direita, e Jean...