sexta-feira, 5 de setembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Museu do Mar e da Mata recebe visita da Escola Arca de Noé em projeto de valorização da natureza

Atividade promovida pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Maramata, reuniu cinema, visita guiada e piquenique

A Prefeitura de Ilhéus, através da Maramata, realizou nesta semana uma programação especial no Museu do Mar e da Mata com a participação dos alunos da Escola Arca de Noé, do bairro Teotônio Vilela. A ação integrou o projeto “Exalando Amor”, que nesta edição teve como tema central o amor pela natureza.

Os estudantes participaram de uma sessão de cinema com o filme “As Aventuras de Sammy” e exploraram o acervo do museu, com foco em conteúdos ligados ao mar e à mata atlântica. O encontro foi encerrado com um piquenique no quintal do espaço cultural.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reforça o papel do Museu do Mar e da Mata como ambiente de educação, convivência e incentivo à preservação ambiental.

Ilhéus participa do Fórum CLIA Brasil 2025 em Brasília

Evento reuniu autoridades, companhias marítimas e representantes do setor para discutir a retomada dos cruzeiros no país

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Turismo, marcou presença nesta quarta-feira (3), em Brasília, no 7º Fórum CLIA Brasil 2025, considerado o principal evento do setor de cruzeiros marítimos no país. O encontro reuniu autoridades públicas, executivos de companhias marítimas, operadores portuários e especialistas para discutir estratégias relacionadas ao crescimento do setor.

Durante o evento, o secretário de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares, realizou reuniões com Marco Ferraz, presidente e CEO da CLIA Brasil, entidade que representa a indústria de cruzeiros no país, além de representantes da Embratur e de empresas como Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Norwegian e Royal Caribbean. Também participaram gestores municipais de outras cidades turísticas, como Salvador.

A participação da Prefeitura faz parte das ações voltadas à retomada do fluxo de cruzeiros no município, que já chegou a receber mais de 60 navios por temporada em anos anteriores. Segundo a CLIA, para a temporada 2024/2025 estão previstos 18 cruzeiros para Ilhéus. A Secretaria de Turismo tem buscado ampliar esse número por meio de articulações com armadores, operadores e agentes do setor.

Ilhéus conta com porto e aeroporto localizados próximos ao centro histórico, além de atrativos diversificados, como turismo de sol e mar, patrimônio histórico-cultural, gastronomia, turismo rural e roteiros indígenas. Esses fatores foram apresentados no fórum como diferenciais para integrar a cidade aos principais roteiros nacionais e internacionais de cruzeiros.

Prefeitura e Caixa Econômica realizam vistoria em encostas de Ilhéus

Levantamento técnico prepara execução de obras de contenção em 14 áreas do município

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3) um conjunto de vistorias em 14 encostas do município contempladas pelo PAC.

As áreas avaliadas incluem pontos no Alto do Coqueiro, como as ruas Veloso de Baixo, Veloso do Meio, Rua da Floresta e Rua São Matheus; no Alto da Legião; na Rua São José, no Alto do Amparo; na 1ª e 2ª Travessas Santa Inês; no Alto do Cano; na Rua Alto do Aureliano, no Bairro Esperança; na Rua João XXIII; na Avenida Palmares, no Bairro Basílio; no Alto do Socorro (trecho 2); e no Alto Bela Vista, no Banco da Vitória. Todas elas são consideradas áreas de risco e foram contempladas pelo PAC, que prevê obras de revitalização e contenção em locais vulneráveis do município.

A visita técnica faz parte das etapas de preparação necessárias para a execução dos serviços. Nesse processo, foram avaliadas as condições de cada local, reunidas informações técnicas e levantados os pontos prioritários. A partir desse diagnóstico, a Prefeitura dará andamento aos trâmites de licitação que viabilizarão o início das obras.

“O nosso compromisso é garantir mais segurança para a população. Estamos empenhados para que o quanto antes possamos destravar o início dessas importantes obras, que trarão mais tranquilidade a todos que residem próximas às áreas de risco”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Gabriel Andrade.

As intervenções têm como objetivo principal prevenir deslizamentos e aumentar a estabilidade das encostas, especialmente em períodos de fortes chuvas. Além disso, a medida contribui para a melhoria da infraestrutura urbana e para a proteção das comunidades que vivem próximas a essas áreas.

Com a realização das vistorias e o planejamento dos próximos passos, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso em implementar ações estruturantes de prevenção e cuidado com a população que reside em regiões vulneráveis. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...