Itabuna: aumento da tarifa de ônibus gera revolta popular e pressão sobre Câmara e MPF
![]() |
| Foto; arquivo |
De acordo com o decreto municipal, o valor da passagem sofreu aumento para R$ 5,50, com validade a partir de 30 dias após a publicação. O reajuste foi aprovado após análise contratual e parecer do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. Mas muitos membros alegam que não tomaram conhecimento do encontro, com declara um diretor da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Itabuna.
Entretanto, a decisão não agradou à população. Muitos passageiros consideram o aumento abusivo diante da precariedade da frota e da qualidade do serviço oferecido pelas empresas concessionárias. Reclamações sobre atrasos, ônibus sucateados e constantes quebras são frequentes no trajeto entre bairros e no itinerário intermunicipal Itabuna–Ilhéus.
Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. Diversos internautas classificaram o reajuste como um "desrespeito ao povo trabalhador" e iniciaram uma mobilização cobrando providências da Câmara Municipal de Itabuna e também do Ministério Público Federal (MPF), para que se avalie a possibilidade de reduzir o valor da tarifa ou mesmo suspender o aumento.
Além disso, sindicatos, estudantes e representantes de associações comunitárias devem realizar reuniões e atos públicos nos próximos dias para pressionar o Legislativo e o Judiciário.
Enquanto isso, o Executivo Municipal defende que o reajuste foi necessário para equilibrar financeiramente o contrato com as empresas, que alegam aumento de custos com combustíveis, peças e mão de obra.
A polêmica está longe de terminar e promete movimentar o debate político e social na cidade nas próximas semanas.
Vereadores:
Enquanto isso, os vereadores para fugirem dos coletivos de Itabuna, querem carros particulares e com motorista! A populacao que se lixeira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário