O maior congresso de dança do ventre do Brasil
O Congresso Mineiro de Dança do Ventre – UAI Fest 2025 – foi realizado entre os dias 31 de maio e 1º de junho, no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, em Belo Horizonte/MG. Em sua 15ª edição, o festival é promovido pela bailarina Letícia Soares e consolidado como um dos maiores eventos internacionais voltados à dança do ventre. Reunindo workshops, feiras, concursos, shows e palestras com grandes nomes da dança árabe mundial, o congresso é voltado para profissionais, estudantes e admiradores, promovendo formação, reciclagem e valorização cultural..
Representando a região Sul da Bahia, a bailarina, pesquisadora e professora Jaciara Taksim, do NAFS (Núcleo de Atividade Física e Saúde) de Itabuna, participou mais uma vez do evento, mantendo uma trajetória de mais de 12 anos de presença no UAI Fest. Em 2025, ela integrou o elenco do Show dos Destaques, sendo a única representante da região nesta seleção. Jaciara também atuou como jurada no festival e levou quatro alunas para vivenciar a experiência transformadora do congresso.
“O congresso é uma referência em atualização profissional, e estar aqui, representando minha cidade e o Sul da Bahia, é também um ato de promover cultura de qualidade. Isso impacta diretamente na autoestima de nossas alunas e no reconhecimento do nosso trabalho enquanto formadores”, destaca Jaciara, que iniciou seus estudos em dança árabe na escola da própria Letícia Soares.
A participação de Jaciara Taksim no UAI Fest 2025 fortalece o nome de Itabuna no cenário artístico nacional, amplia o reconhecimento da dança do ventre como expressão legítima de cultura e contribui para a construção de uma identidade regional plural, criativa e engajada. Ao levar o nome da cidade a um evento de repercussão internacional, Jaciara também inspira outros artistas e educadores da região a investirem em formação contínua, fomentando o desenvolvimento cultural, econômico e social do Sul da Bahia.
Sobre o UAI Fest
Com mais de uma década de tradição, o UAI Fest se consolidou como referência na difusão da cultura árabe no Brasil. Professores renomados do Brasil, América Latina e Europa participaram das atividades, entre eles o argentino Iyami Wanun, figura de destaque na dança do ventre mundial.
A estrutura do congresso oferece aulas simultâneas, concursos divididos por faixa etária e nível técnico, feiras culturais, espaços de networking e vivências imersivas. O evento é reconhecido como transformador para quem vive a dança do ventre com paixão e compromisso. Ascom.





Nenhum comentário:
Postar um comentário