sexta-feira, 6 de junho de 2025

CEPLAC ganha destaque no “Brasil Week”

“Brasil Week” realizado em Brasília e reforça sua importância para o desenvolvimento sustentável do cacau

Sede da Ceplac, rodovis Jorge Amado
Da nossa Redação/Brasília – A CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) voltou aos holofotes nacionais durante sua participação no “Brasil Week”, evento realizado no Distrito Federal, reunindo lideranças e instituições voltadas ao desenvolvimento econômico, à valorização da agricultura familiar e ao fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

A sede ocupada também pels UFSB
O sucesso da presença da CEPLAC no evento é atribuído à dedicação e resiliência de seus servidores, que continuam a manter viva a missão do órgão, mesmo diante de desafios estruturais e falta de investimentos governamentais. 

Flagrantes do evento:

Em meio a um cenário de esquecimento por parte das esferas de poder, a CEPLAC busca reafirmar seu papel estratégico no incentivo à pesquisa, extensão e desenvolvimento sustentável da lavoura cacaueira nos três principais biomas onde atua: Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.

Entre os destaques do evento estiveram Marco Lessa, idealizador do Chocolat Festival e do Brasil Origens Week, Ícaro Renne, diretor-presidente da UNICAFES-BA, Jorge Augusto Lopes de Azevedo, subsecretário de Economia Solidária do DF, e Erivaldo de Souza,


representante da CEPLAC, que levou ao público reflexões sobre os desafios e as perspectivas da cadeia produtiva do cacau no Brasil.

Também participaram da programação Daniel Victoria, diretor-presidente da Bahia Pesca, Pablo Mossoró, secretário de Estado do Entorno do DF, e Ivan Alves dos Santos, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da SEDES, ampliando o debate sobre políticas públicas de fomento à agricultura, ao cooperativismo e ao desenvolvimento regional.

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos – como a perda de sua hegemonia institucional e a crescente escassez de recursos –, a CEPLAC segue como referência no setor, com ações que impactam diretamente a vida de milhares de produtores de cacau em todo o país.


Sua participação no Brasil Week foi mais do que simbólica: foi um grito de resistência e uma reafirmação do seu compromisso com o futuro da lavoura cacaueira brasileira.

O momento é de mobilização. O protagonismo da CEPLAC no evento é um chamado à sociedade e aos governos para que reconheçam a importância desse patrimônio nacional e atuem em favor da sua revitalização.


Afinal, sem pesquisa, sem inovação e sem apoio técnico, o futuro do cacau – e de tantas famílias que dele dependem – corre riscos irreparáveis, como vem acontecendo.











Fotos: por Edvaldo Lessa.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ADEUS, JOEL FILHO — Itabuna perde um dos grandes nomes do jornalismo regional

Foi com profundo pesar que a imprensa sul-baiana recebeu, na tarde desta segunda-feira (08), a notícia do falecimento do jornalista Joel de ...