segunda-feira, 2 de junho de 2025

Itabuna encerra a contagem da população para avançar mais uma etapa da territorialização


Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou mais uma etapa importante do processo da territorialização da Saúde do Município: a contagem da população.

Como parte do processo de finalização da contagem, para a realização de ajustes se necessário, haverá uma reunião nesta terça-feira, dia 3, às 9h30min, no auditório do Centro de Atenção à Mulher Maria Domingas Santos (CAM Itabuna).

O encontro contará com a presença de representantes do Conselho Estadual de Saúde e de universidades públicas e faculdades particulares.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, frisa a importância de todo o processo da territorialização por se tratar de uma estratégia de planejamento adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para melhor identificar e atender as necessidades da população.

A enfermeira Dayse Santos, coordenadora do Departamento da Atenção Primária, lembra que a contagem foi uma das fases mais desafiadoras e importantes deste processo de territorialização da Atenção Primária da Saúde de Itabuna.
“Nós conseguimos avançar bastante, depois de ter sido realizado um trabalho criterioso que exigiu muita dedicação e compromisso por parte de toda equipe envolvida”, avalia.

De acordo com ela, foi feita a contagem de toda população da área urbana e rural e para isso, foi necessário o envolvimento não só dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), mas de equipes multiprofissionais.

Além disso, médicos, odontólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e educadores físicos foram alguns destes profissionais que fizeram parte da contagem da população.Secom.

“Será com base nessa atualização dos dados que será possível identificar o território de atuação das unidades de saúde e, consequentemente, fazer planejamento, investimentos e executar ações bem-sucedidas na área da saúde, tendo como base de trabalho a população identificada in loco”, explica a coordenadora do Departamento da Atenção Primária, Dayse Santos.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...