Maramata celebra 28 anos como referência em educação ambiental
Fundação reafirma compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a biodiversidade local
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada em Ilhéus, Bahia, celebra mais um ano de existência, reafirmando seu papel como referência em educação ambiental e cidadania ecológica. Idealizado por Soane Nazaré de Andrade, a Maramata foi fundada em 10 de Junho de 1997, durante a gestão do então prefeito Jabes Ribeiro, e desde sua criação, surgiu como uma iniciativa inovadora voltada para promover o diálogo sobre a preservação ambiental.
Ao longo de sua história, a Maramata consolidou-se como um espaço de referência em ações educativas, culturais e ambientais. A inauguração de sua unidade museológica, em 2012, representou um marco importante, ampliando o compromisso da fundação com a divulgação da história de Ilhéus, da biodiversidade regional e da valorização do patrimônio natural e cultural.
A atuação da Maramata é marcada pela criatividade e pelo envolvimento com a comunidade. Projetos como a Cavalgada Ecológica na Pista de Magali, a Canoagem da Mata Virgem e o grupo Meninos Guerreiros do Mar, Meninos Guerreiros da Mata são exemplos de ações que uniram educação, lazer e sensibilização ambiental, despertando o sentimento de pertencimento e cuidado com o meio ambiente.
Atualmente, sob a presidência de Thiago Martins na gestão do prefeito Valderico Junior, a Maramata mantém sua relevância nas ações voltadas à preservação ambiental e ao engajamento comunitário, na sensibilização da população para os desafios ambientais locais. Iniciativas como o projeto itinerante — que leva parte do acervo museológico para escolas e instituições parceiras — reforçam a missão de compartilhar saberes, estimular o respeito pela biodiversidade local e aproximar a fundação das comunidades.
Esta nova fase marca o início de uma série de ações voltadas para o fortalecimento do compromisso da Prefeitura com a população ilheense. Com olhar voltado para o futuro, a Maramata segue ampliando parcerias, diversificando suas atividades e reafirmando seu papel essencial na construção de uma Ilhéus mais sustentável, educadora e conectada com seus valores ecológicos.
PDPI é um importante instrumento para o planejamento do futuro da cidade
Entre os dias 7 e 9 de julho de 2025, Ilhéus receberá uma nova rodada de oficinas do Plano Diretor Participativo (PDPI). Nesta etapa, serão apresentados os produtos técnicos de macrozoneamento e zoneamento, elaborados a partir das contribuições colhidas nas oficinas anteriores e sistematizados pela equipe técnica do Grupo MYR, responsável pela revisão do plano.Durante os encontros, a população poderá conhecer e avaliar a proposta de organização territorial do município. O Plano Diretor é um importante instrumento para o desenvolvimento sustentável de Ilhéus, capaz de articular diversas ações e políticas que incidem sobre o território, como mobilidade, habitação, meio ambiente, turismo, patrimônio, desenvolvimento urbano, dentre outros.
Confira a programação das oficinas participativas:
07 de julho (segunda-feira), às 18h00
Local: CEEP Nelson Schaun
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 755 - Malhado
08 de julho (terça-feira), às 18h00
Local: Associação Comercial e Industrial de Ilhéus
Endereço: Praça JJ Seabra, 39 - Centro
09 de julho (quarta-feira), às 18h00
Local: Faculdade de Ilhéus
Endereço: Rod. Ilhéus-Olivença, km 2,5 - São Francisco
Estão disponíveis para consulta pública os produtos preliminares da etapa de Ordenamento Territorial do PDPI. Os materiais foram desenvolvidos a partir de diagnósticos, análises técnicas e das contribuições recebidas durante as oficinas participativas realizadas.
Os documentos apresentam as propostas de Macrozoneamento, Zoneamento e dos Instrumentos Urbanísticos, que irão orientar o desenvolvimento territorial do município de Ilhéus pelos próximos anos. O objetivo é ampliar o conhecimento e a participação da população nas oficinas que serão realizadas em julho.
Os produtos estão disponíveis para acesso público no link: https://ilheus500pdpi-myrprojetos.hub.arcgis.com/pages/arquivos
Além dos documentos em formato PDF, também estão disponíveis os mapas em PDF, arquivos KML (para visualização em Google Earth) e arquivos SHP (para uso em sistemas de geoprocessamento), possibilitando uma análise mais detalhada e acessível dos conteúdos.
A proposta de Macrozoneamento e Zoneamento também pode ser consultada por meio do Mapa Falado, plataforma interativa, disponível no endereço: https://experience.arcgis.com/experience/18ed6023509741e7b961c5b415fbc822/
Está disponível na página do PDPI um formulário para o envio de contribuições relacionadas aos produtos apresentados. O preenchimento é simples e leva cerca de 5 a 7 minutos. O formulário pode ser acessado na aba de Consultas Cidadãs ou diretamente pelo link: https://ilheus500pdpi-myrprojetos.hub.arcgis.com/feedback/surveys/4a781f265ef84956a1b7ff16fcb5574f/explore
A sua participação faz a diferença. 500 anos de história, uma década de perspectiva: Planejando o futuro de Ilhéus com o PDPI.
Contatos oficiais
Site: http://www.ilheus500.com.br/
Contato para imprensa: contato@cidadesmelhores.com.br
Contato para outros assuntos: ilheus@grupomyr.com.br - Fonte: Assessoria MYR
Ilhéus estreita laços com a SECTI para avançar em ciência e tecnologia
Município busca fortalecer parcerias estratégicas visando o desenvolvimento do ecossistema de inovação na região sul da Bahia
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoveu uma reunião estratégica com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), André Joazeiro, na última quinta-feira (05), em Salvador. O encontro teve como principal objetivo fortalecer a colaboração entre o município e o estado, visando impulsionar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na região sul da Bahia.
Representaram Ilhéus o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, e o superintendente Jurandir Hendler. Já pela SECTI, estiveram presentes André Joazeiro, Sócrates Santana, diretor de Inovação e Competitividade, e Mariana Brasil, diretora de Inovação. Durante a reunião, foram discutidas pautas fundamentais que refletem as necessidades do município, sob a gestão do Prefeito Valderico Junior, incluindo a inclusão da educação científica no currículo escolar e a criação de clubes de ciência nas instituições de ensino, visando proporcionar experiências práticas aos alunos.
Outro ponto destacado foi a proposta de parceria com a NVIDIA para capacitação em Inteligência Artificial, que colocaria Ilhéus na vanguarda tecnológica, preparando a força de trabalho local para os desafios futuros. Além disso, André Joazeiro comentou sobre os avanços na legislação do INOVATEC, fundamental para simplificar os processos de inovação nos municípios. A criação da DOM Agência de Inovação pela SECTI, com foco na captação de recursos e fortalecimento do ecossistema de CT&I, também foi abordada como um modelo a ser replicado.
Por fim, foi confirmada a participação da SECTI na Semana de Inovação de Ilhéus, um evento que promete movimentar o cenário inovador da região e reforçar os laços entre o governo estadual e o município. A iniciativa da Prefeitura de Ilhéus em buscar essa aproximação com a SECTI e as discussões produtivas do encontro indicam um futuro promissor para a ciência, tecnologia e inovação na Bahia, alinhando-se a uma visão colaborativa essencial para o desenvolvimento econômico e social.
Nova data: Inauguração da decoração do Meu São João Amado será nesta quarta (11)
Evento começa às 16h, na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião
A inauguração da decoração do “Meu São João Amado – Arraiá Ilhéus 2025” foi remarcada para quarta-feira (11), às 16h, na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. A cenografia transformará o centro da cidade em um cenário vivo, com bandeirolas, vilas temáticas, balões cênicos e painéis instagramáveis.
Durante a inauguração, o público acompanhará uma programação com apresentações culturais e musicais. Confira:
16h - DJ Forró e Hit com Neto Nogueira e Alex
17h - Trio de Forró Acordeana
18h - Apresentações Maktub e Gabriela e Nacib
19h - Quadrilha junina
20h - Banda Mel de Forró
21h - DJ com tributo a Luiz Gonzaga
Com referências ao escritor Jorge Amado, o São João de Ilhéus é um projeto que visa a valorização da cultura nordestina, reposicionando a cidade no calendário junino da Bahia.
Repescagem do Bolsa Família busca garantir condicionalidades de saúde em Ilhéus
Neste mês, moradores do Nossa Senhora da Vitória e da Conquista terão oportunidade de regularizar a situação
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde realiza, neste mês de junho, a repescagem do acompanhamento de saúde do programa Bolsa Família. A ação tem como objetivo atender os beneficiários que ainda não compareceram às unidades de saúde para cumprir as condicionalidades exigidas pelo programa, como vacinação, pré-natal e monitoramento nutricional de crianças e gestantes.
O acompanhamento é dividido em duas vigências ao longo do ano, e a primeira se encerra no final deste mês. Para garantir que nenhuma família seja prejudicada, a secretaria está organizando datas específicas de repescagem em diversos bairros da cidade.
Nos dias 13 e 26 de junho, os moradores dos bairros NSV e Conquista terão oportunidade de regularizar sua situação. Confira o cronograma:
- Nossa Senhora da Vitória – Sexta-feira, 13 de junho, turno da manhã. Entrega das fichas até 10h da manhã.
- Conquista – Quinta-feira, 26 de junho, turno da manhã. Entrega das fichas até 10h da manhã.
Segundo o diretor de nutrição da Secretaria de Saúde, Erick Montargil, o acompanhamento de saúde é essencial para a permanência das famílias no programa. “Essa é uma ação que fortalece a proteção social, promove a saúde e previne doenças. Nos postos, os profissionais orientam e acompanham as famílias regularmente, garantindo que as condicionalidades estejam sendo cumpridas”, destaca.
A Secretaria de Saúde reforça que os beneficiários devem comparecer nesses postos de saúde com o cartão do Bolsa Família, caderneta de vacinação e documentos pessoais de todos os membros da família. O não cumprimento das condicionalidades pode resultar em bloqueio ou cancelamento do benefício. - Por Ascom/sesau
Prefeitura de Ilhéus intensifica fiscalização no transporte público
SUTRAM realiza vistoria em empresas para garantir segurança, qualidade e respeito ao cidadão
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRAM), realizou uma vistoria nos ônibus das empresas Viametro e Atlântico, esta última contratada emergencialmente para assegurar a continuidade do serviço de transporte público no município.
A fiscalização foi realizada diretamente nas garagens, onde as equipes da SUTRAM verificaram a documentação dos veículos, certificados de vistoria, condições estruturais e a regularidade dos motoristas. A ação visa garantir que os coletivos estejam em conformidade com as normas de segurança e funcionamento exigidas para prestar um serviço digno à população.
As fiscalizações seguirão de forma contínua, como parte do compromisso da gestão municipal em assegurar um transporte público mais eficiente, seguro e respeitoso para todos os ilheenses. A Prefeitura reforça que não medirá esforços para cobrar das empresas a qualidade que os usuários merecem.
Além das condições dos veículos e da documentação, também serão acompanhadas a pontualidade das linhas, o comportamento dos motoristas e a acessibilidade nos coletivos. O objetivo é oferecer um serviço cada vez mais alinhado às necessidades da população.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com a mobilidade urbana e com a melhoria contínua dos serviços públicos, garantindo mais segurança e qualidade no transporte coletivo da cidade.
Prefeitura de Ilhéus convoca a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Evento debaterá propostas para ampliar a igualdade, a democracia e a representatividade das mulheres em toda a sua diversidade
A Prefeitura de Ilhéus, convocou oficialmente a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada no dia 23 de julho. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, o encontro tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação das políticas públicas voltadas às mulheres, sob a perspectiva da interseccionalidade, da democracia e da representatividade.A conferência visa garantir a participação ativa das mulheres em toda a sua diversidade, promovendo um espaço de escuta, construção coletiva e deliberação de ações que possam influenciar diretamente nas políticas públicas municipais, territoriais e estaduais. Na ocasião, serão eleitas as delegadas que representarão o município nas Conferências Territoriais e Estaduais.
A organização e condução da conferência seguirão as diretrizes estabelecidas pelo Regimento Interno da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, elaborado e disponibilizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia.
A realização da II Conferência reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade de gênero e com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas.
Ilhéus recebe Selo de Transparência dos Festejos Juninos
Concessão do Ministério Público demonstra gestão responsável da Prefeitura
A Prefeitura de Ilhéus foi reconhecida com o Selo de Transparência dos Festejos Juninos, durante cerimônia realizada nesta terça-feira (10), na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), em Salvador. A iniciativa é fruto de uma ação conjunta do MPBA com a União dos Municípios da Bahia (UPB), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com o objetivo de estimular a boa governança e a correta aplicação dos recursos públicos nas festas juninas promovidas pelas prefeituras baianas.
A concessão do selo demonstra o compromisso da gestão municipal com a transparência, a legalidade e a responsabilidade fiscal na organização dos festejos, que movimentam a economia e fortalecem a cultura regional.
“Mais do que realizar um evento bonito, nosso objetivo é garantir que cada investimento seja tratado com seriedade, ética e respeito. Seguimos trabalhando com responsabilidade e amor pela nossa cidade”, destacou o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior. Sucom/Foto: Nadson Carvalho








Nenhum comentário:
Postar um comentário