Ilhéus se une ao Maio Laranja com semana de mobilização contra a exploração sexual infantil
Fórum, capacitações, ações educativas e caminhada marcam a Semana Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
De 12 a 16 de maio de 2025, a Prefeitura de Ilhéus e a Câmara de Vereadores, em parceria com instituições da rede de proteção e o Governo do Estado, promovem uma intensa programação em alusão à Semana Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação integra a campanha Maio Laranja, que busca sensibilizar a sociedade para a importância da proteção da infância e do fortalecimentos das garantias de direitos.
A programação começa na segunda-feira (12), às 08h30, na Câmara Municipal de Ilhéus, com o Fórum de Discussão das Políticas Públicas e Garantias de Direito da Criança e do Adolescente. O evento contará com a presença de profissionais da área, representantes de instituições e autoridades locais. Nos dias 13 e 14, haverá o Curso de Capacitação do SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), com oficinas voltadas à qualificação dos profissionais da rede de proteção.
A semana ainda inclui uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores (dia 13, às 16h), palestras educativas nas escolas (dia 14), Pit Stop de conscientização nos bairros (quinta-feira, 15) e a grande Caminhada contra a Pedofilia, na sexta-feira (16), com concentração às 07h30 na Praça do Estádio Mário Pessoa. Todas as ações reforçam o compromisso da cidade com a proteção da infância e juventude, convocando a população a se engajar no enfrentamento dessa grave violação de direitos.
Com ações preventivas, Ilhéus passa por período de chuvas sem ocorrências graves
Trabalho prévio da Defesa Civil junto às secretarias municipais evita prejuízos à população
Nos últimos dias, Ilhéus registrou 33 mm de chuvas entre quinta e sexta, e 22 mm no fim de semana, sem registro de ocorrências. O resultado se deve às ações preventivas da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Defesa Civil e em parceria com as secretarias municipais.Foram realizadas a colocação de lonas em áreas de risco, visitas técnicas, emissão de alertas baseados nos índices pluviométricos e orientações aos moradores. Os avisos foram divulgados antecipadamente nos canais oficiais e na imprensa local.
O trabalho segue o Plano de Contingência da Defesa Civil, que incluiu a limpeza de encostas, desobstrução de bueiros, supressão de árvores e preparação de abrigos provisórios, caso fosse necessário.
“As chuvas perderam força e se deslocaram para a Costa do Dendê e região metropolitana de Salvador, devido aos ventos fortes. O cenário atual é de tranquilidade”, afirmou Joandre Neres de Jesus, coordenador da Defesa Civil de Ilhéus.
A Prefeitura de Ilhéus reforça a importância de acompanhar os canais oficiais e seguir as orientações dos órgãos de proteção, especialmente em períodos de instabilidade climática. Sucom.


Nenhum comentário:
Postar um comentário