segunda-feira, 5 de maio de 2025

Estudantes da Madre Thaís participam de atividades de Enfrentamento à Hanseníase

A cidade de Ilhéus comemorou o Dia Municipal de Enfrentamento à Hanseníase no dia 29 de abril, com diversas atividades realizadas pelo programa de combate à doença, que começaram na semana anterior. As ações contaram com a participação de pacientes e de estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, coordenados pela professora Gracielle Santos, que também é diretora da Rede Universitária de Enfrentamento à Hanseníase na Bahia (Rede Hans Ba). 

O cronograma de ações municipais, sob a coordenação da enfermeira de referência Eliana Mello, teve início no dia 24 com o Encontro do Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Mohan) local, durante o qual ocorreu a oficina "Conhecer para Eliminar". Nesse evento, os estudantes do curso de Fisioterapia forneceram orientações em saúde, desenvolveram programas de exercícios domiciliares e distribuíram kits fisioterapêuticos aos pacientes do programa, que continham hidratante, faixa elástica terapêutica, bola cravo e elásticos de dinheiro para exercícios dos dedos. 
As atividades incluíram, no dia 26, o "Sábado Consciente", com busca ativa de casos da doença e orientações de saúde sobre hanseníase, na Central de Abastecimento do Malhado, com a participação da equipe do CAE III e alunos da Faculdade Madre Thaís e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). 
No dia 27, ocorreu o "Alerta ao Entardecer", na Sapetinga, com roda de conversa, educação e panfletagem. A professora Gracielle Santos explica que o roteiro rumo à interrupção da transmissão da hanseníase, previsto na diretriz global de enfrentamento à doença, inclui, entre outras políticas ampliadas, o estabelecimento de parcerias com o setor da educação e, consequentemente, com as instituições de ensino superior do país, estado e município. 
Durante a Jornada Estadual de Enfrentamento à Hanseníase, realizada em Salvador nos dias 29 e 30 de abril, a professora e fisioterapeuta Gracielle Santos proferiu a palestra intitulada "Hanseníase no Contexto Acadêmico: Formando Profissionais para um Cuidado Integral e Humanizado".

O evento foi promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A enfermeira Eliana Mello também participou como palestrante e falou sobre as ações bem-sucedidas desenvolvidas em Ilhéus, como o Projeto Espelho Meu, que integra ensino, pesquisa, serviço e comunidade. Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...