terça-feira, 18 de março de 2025

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura de Itabuna vai distribuir cerca de 900 kg de sementes de milho, feijão e de hortifrutigranjeiros a 14 associações rurais   

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), participa manhã de quinta-feira, dia 20, às 9 horas, no clube social da União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI), no São Caetano, da solenidade de entrega de 500 kg de sementes de milho, 300 kg feijão e 1.680 pacotes de 17 tipos de sementes de hortigranjeiros para representantes de 14 associações de agricultores familiares.

A entrega acontece na semana dedicada ao padroeiro São José, cuja data transcorre amanhã, feriado municipal. Neste ano, a novidade fica por conta do fornecimento de adubos e fertilizantes entre os cerca de 300 agricultores familiares e pequenos produtores.

O projeto visa à oferta de feijão, milho e produtos como tomates, cenoura, quiabo, beterraba, etc., couve, alface, rúcula, etc., e frutíferas como maracujá para consumo próprio e comercialização do excedente, principalmente no mês de junho durante os festejos juninos.

Este é o quinto ano consecutivo que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, distribuiu sementes de milho e de hortaliças na gestão do prefeito Augusto Castro que sempre promoveu e apoiou o desenvolvimento agrícola sustentável das famílias que vivem no campo com a oferta de assistência técnica e extensão rural e no fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, ressalta a qualidade das sementes, que tem como diferencial a precocidade. Além disso, explicou que o plantio do milho consorciado com o feijão favorece ao desenvolvimento das plantas porque a palha e resíduos deste último servem como reforço à adubação dos solos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para os próximos 90 dias na região sul da Bahia, indica um padrão climático com chuvas intermitentes, especialmente durante os meses de março e abril. É esperado que o volume de chuvas esteja próximo ou ligeiramente acima da média histórica para a região, com pancadas de chuva mais frequentes o que favorece a agricultura.

Pacientes elogiam estrutura e atendimento do Novo Hospital de Base

Hospital de Base 

O Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) iniciou os atendimentos no sábado passado, dia 15, um dia após sua inauguração na sexta-feira, que contou com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, além de diversas autoridades regionais.

Administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o hospital realizou, entre os dias 15 e 17, um total de 1.445 exames, 282 atendimentos, 37 internações e seis cirurgias (quatro ortopédicas, uma vascular e uma geral).

O prefeito Augusto Castro destacou a relevância da unidade. “ Novo Hospital de Base é uma referência no atendimento pelo SUS, consolidando-se como um dos mais modernos e completos equipamentos de saúde pública do interior da Bahia”, lembrou.

O HBLEM atende 22 municípios pactuados, mas recebe pacientes de cerca de 120 cidades das regiões Sul, Extremo-Sul, Baixo Sul e Sudoeste da Bahia.

A unidade oferece serviços de ortopedia e traumatologia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia buco maxilofacial e cirurgia geral. Além disso, é o único hospital da região a oferecer tratamento de escleroterapia com espuma para varizes e úlceras pelo SUS.

O diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, destacou a nova fase do hospital após quase dois anos de obras de reforma, ampliação e modernização. “Agora, os pacientes do SUS em Itabuna e região recebem um atendimento muito mais qualificado e humanizado, com a estrutura que merecem”, reforçou.

ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

Nos primeiros dias de funcionamento, pacientes atendidos no Pronto-Socorro destacaram a qualidade do serviço. Este foi o caso de Domingos Ailton Pereira que afirmou: “O atendimento foi bom, graças a Deus!".

Sua irmã, Maria Aparecida Pereira, que o acompanhou durante a madrugada, também elogiou a unidade. “O hospital está maravilhoso, o pessoal muito educado. Foi total eficiência. Meu irmão precisava de um exame que não podíamos pagar e a médica solicitou a tomografia, que foi feita imediatamente. Ele também realizou exames de sangue e recebeu toda a medicação necessária”, relatou.

O ajudante de pedreiro Joedson Andrade Santos ressaltou a agilidade no atendimento. “Tomara que continue assim, rápido”, disse. Já a idosa Flordinice Gomes de Novaes também aprovou o serviço. “Ótimo, maravilhoso! Todos nos atendem muito bem” declarou. Para Uilma Dias de Oliveira, a mudança é evidente: “Bem melhor do que antes. Rápido e eficiente. Espero que continue assim”, salientou.

Com um investimento de quase R$ 75 milhões do Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura de Itabuna, o Novo Hospital de Base conta com estrutura moderna e tecnologicamente equipada, incluindo um Pronto-Socorro, Setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas e duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Secom.


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Concluida recuperação da estrada vicinal do Japu Ação da Secretaria do Interior garante melhorias na mobilidade e mais segurança para morado...